Termina nesta quinta-feira, 23 de novembro, a atualização cadastral de imóveis para o lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018 em Belo Horizonte. Segundo a prefeitura da capital, em 2017, a Administração Tributária do Município identificou cerca de 55 mil imóveis com divergência de área construída, sendo necessária a atualização cadastral deles.
Leia Mais
PBH poderá conceder desconto no IPTU de imóveis do HipercentroMP dá parecer contra o aumento do IPTU em Belo HorizonteQuem pagou a mais pelo IPTU em Belo Horizonte terá restituiçãoPBH anuncia reajuste de 2,94% no valor do IPTU 2018Os proprietários dos imóveis começaram a receber cartas sobre a necessidade de atualização ainda em setembro. A correspondência vinham com um código de acesso e o índice cadastral do contribuinte.
A atualização é feita pela internet por meio da página https://fazenda.pbh.gov.br/cac. No link, os donos poderão concordar com os dados cadastrais ou modificá-los. Quem não tiver acesso à internet ou tiver perdido a correspondência com os dados, pode realizar o procedimento no BH Resolve (Rua dos Caetés, 342, Centro).
“No site tem a informação da área do cadastro, o que (o levantamento aéreo) apurou e um croqui da edificação dentro do lote. A pessoa pode concordar ou discordar. Se discordar, ela vai informar qual é a sua área correta, e ela vai ser tributada no IPTU 2018, mas estará sujeita à visita fiscal no ano que vem”, detalha Flávio Luiz Andrade. A fiscalização será realizada ao longo do exercício de 2018. “Caso fique constatado que ele declarou uma área menor, vai pagar uma diferença. Quando verificamos irregularidades, a gente atualiza o cadastro e, consequentemente, a guia do IPTU”, esclarece.
Para a Secretaria Municipal de Fazenda, a atualização é uma medida de transparência pública, já que antecipa as informações para o lançamento do IPTU e evita que o cidadão seja surpreendido com alterações ao receber a guia do imposto em janeiro. .