Na última década, um grande aliado das forças de segurança no combate ao crime foram as denúncias anônimas. Desde a sua criação, em 2007, o Disque Denúncia recebeu sete 7,6 milhões de chamadas direcionadas ao 181. E a ajuda da população vem crescendo. Nos primeiros dez meses deste ano, o aumento é de 81% no número de denúncias em comparação com o primeiro ano do projeto.
Leia Mais
Disque Denúncia leva 63 pessoas por dia à cadeia em Minas Gerais Quadrilha que lucrava com disque-drogas é presa em BetimDisque Denúncia de MG recebe mais de 160 ligações após tragédia em boateDisque Denúncia completa 5 anos com 48 mil pessoas presas Prisões pelo Disque-Denúncia equivalem à população de uma cidade de médio porteCom as ligações no 181, a polícia conseguiu realizar mais de 167 mil conduções, prisões, apreensões e ou recapturas, nos últimos dez anos. Nas operações, ainda foram apreendidas 8 mil balanças de precisão e 210 mil cápsulas de diferentes calibres.
Diariamente, o canal de comunicação com sigilo absoluto e anonimato garantido, recebe aproximadamente 2 mil ligações. Deste total, 13% se transformam em denúncias.
Tráfico lidera
A maior motivação para as denúncias dos moradores é o tráfico de drogas. Dados Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), mostram que 61% das chamadas direcionadas ao 181 na última década foi em relação a traficantes e drogas. Em seguida, estão as atividades de bombeiros (vistorias de fiscalização, em sua grande maioria), seguida por jogos de azar e, depois, os crimes ambientais.
Cinco municípios mineiros são os que concentram o maior número de denúncias. Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Uberlândia e Betim, representam 44% do total de ligações registradas pelo serviço. Também se destacam Divinópolis, Ipatinga e Montes Claros, que realizaram milhares de denúncias na década. .