Os belo-horizontinos tiveram que tirar os guarda-chuvas do armário nesta semana mais vezes do que no restante de novembro. Isso porque, de acordo com a Defesa Civil, nesta semana, a capital mineira registrou o mais alto índice de chuva do mês. De domingo até ontem, a média de precipitações acumulada nas nove estações regionais da cidade foi de 116 milímetros, cerca de 50% da média histórica de todo o mês de novembro, que é 227,6mm. A oito dias do fim do mês, a média desde o dia 1º chegava ontem a 209,84mm, 92% do esperado para novembro. Para o meteorologista do Climatempo Ruibran dos Reis, é possível que a média seja ultrapassada. “A chuva está um pouco atrasada. Então, é possível que chova mais agora”. Ainda segundo o meteorologista, a previsão é que a chuva permaneça até o fim da semana.
Leia Mais
Estudante denuncia preconceito em faculdade: 'Tenho medo de ir à aula'Antes de restrição de tráfego, caminhões serão vistoriados no Anel RodoviárioChuvas constantes em BH elevam risco de deslizamentos de terra Chuva provoca ligeira elevação nos reservatórios de água da Grande BHQuinta-feira será chuvosa e com tempo frio em BHHomem suspeito de cometer abuso sexual é assassinado no BarreiroMuro de arrimo cai e casa pode desabar na Região Leste de Belo HorizonteA Defesa Civil faz recomendações para a população durante o período chuvoso. Em casa, a orientação é que não sejam utilizados telefones com fio, não ficar próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas, além de não tocar em equipamentos elétricos ligados à rede. Já em caso de raios, a Defesa Civil recomenda não permanecer em áreas abertas, não se aproximar de cercas de materiais metálicos, não se abrigar debaixo de árvores isoladas e no alto de morros e prédios. O órgão também orienta aos pais que não deixem crianças brincando em enxurradas ou em águas de córregos, uma vez que podem contrair doenças ou serem levadas pela correnteza.
MINAS GERAIS Segundo o Inmet, a previsão para o final de semana em Minas Gerais é de céu encoberto, com pancadas chuva. No sábado, de acordo com o instituto, há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas nas regiões Noroeste, Oeste, em um trecho entre o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba e também entre o Sul e o Sudoeste. No domingo, a possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas também atinge o Campo das Vertentes, a Central Mineira, Metropolitana e a Zona da Mata. Há a possibilidade de chuvas isoladas nas outras regiões. A previsão é que a temperatura máxima no estado seja de 36°C e a mínima em 11°C no sábado. Para domingo, a expectativa de temperatura é de que a máxima seja em 37°C e a mínima em 12°C. *Estagiário sob supervisão do editor Roney Garcia.