O Hospital Eduardo de Menezes (HEM), em Belo Horizonte, abre as portas para um serviço voltado à população trans. Foi inaugurado nesta quinta-feira o primeiro ambulatório de atenção especializada no processo transexualizador da saúde pública estadual. O espaço conta com uma equipe interdisciplinar e multiprofissional. A ação pioneira é parceria entre a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).
Leia Mais
Conheça transexual mineiro que inspirou Ivana, da novela A Força do QuererAdolescente transgênero ganha na Justiça direito de bloquear puberdadeAmpliação de ambulatórios públicos para LGBTs é discutida no Hospital Eduardo de MenezesO ambulatório trans, como também é chamado, é o segundo de Minas Gerais no âmbito do serviço público, e o primeiro ligado a uma instituição de saúde pública estadual.
O SUS instituiu o processo transexualizador para atender pessoas que sofrem com a incompatibilidade de gênero. Ele regulamenta os procedimentos para a adequação corporal, inserindo, no contexto da Política Nacional de Saúde Integral LGBT, o acesso a todas as pessoas que necessitam desse tipo de cuidado. O processo é regulamentado pelas portarias nº 1.707 e nº 457 de agosto de 2008, sendo redefinido e ampliado pela portaria nº 2.803, de 19 de novembro de 2013.
.