A reação teria ocorrido entre 21h e 22h. Moradores da região divulgaram vídeos nas redes sociais mostrando um clarão no local, semelhante a fogo. O Corpo de Bombeiros de Ipatinga informou, na manhã desta sexta-feira, que a siderúrgica não acionou a corporação, mas muitos moradores ligaram preocupados, relatando o forte barulho e tremores em casas e prédios, mas sem danos materiais ou feridos.
Leia Mais
Experiência dá errado e explosão fere três meninas dentro de escola em FerrosPolícia vai investigar explosão em fábrica de fogos que matou duas mulheres em Minas'Tenho direito e vou continuar', diz jovem acusada de fraudar cotas raciais da UFMGExplosão em unidade da Usiminas em Ipatinga deixa mais de 30 feridosHomem morre durante serviço de manutenção na UsiminasRéus na tragédia da queda de viaduto na Pedro I são ouvidos no TJMGTrânsito é complicado nesta manhã de sexta-feira em BHA escória é um subproduto da fundição do minério de ferro para purificar metais. Ela é obtida no processo de alto-forno na fabricação de ferro gusa. Este último produto é transportado em forma líquida para o processo de aciaria, para ser transformado em aço. A escória também é usada na fabricação de cimento.
A assessoria de imprensa da Usiminas informou que a o basculamento é o processo de movimentação dos materiais dentro da área. A siderúrgica também explica que o clarão visto na área não era fogo, mas fuligem da reação química da escória em contato com a água.
“A Usiminas esclarece que houve ontem à noite um forte deslocamento de ar no pátio 1 de escória da Aciaria no momento do basculamento na usina de Ipatinga. Não houve feridos e as causas da ocorrência já estão sendo investigadas.”.