A reação teria ocorrido entre 21h e 22h. Moradores da região divulgaram vídeos nas redes sociais mostrando um clarão no local, semelhante a fogo. O Corpo de Bombeiros de Ipatinga informou, na manhã desta sexta-feira, que a siderúrgica não acionou a corporação, mas muitos moradores ligaram preocupados, relatando o forte barulho e tremores em casas e prédios, mas sem danos materiais ou feridos.
Algumas mensagens circulam pelo WhatsApp, atribuídas a funcionários da Usiminas, e dão conta que a explosão não foi grave. “O barulho alto foi devido ao deslocamento de ar durante o processo de basculamento de escória, provavelmente devido ao acúmulo de água em função da forte chuva”. Outro texto diz, “Saiu um vagão de escória do alto-forno e ao bascular houve uma explosão (...) impacto atingiu o ônibus que estava na rua quebrando os vidros e outros. Parece que só tinha 2 passageiros e o motorista e, graças a Deus, parece que não sofreram nada grave”, escreveu um usuário do aplicativo.
Acabou de acontecer una explosão na Usiminas
— Kennedy H. (@KennedyH15) 24 de novembro de 2017
Nuuuu, teve uma explosão na Usiminas que tremeu tudo lá na escola
— Ro%u2728 (@ro_rosany) 24 de novembro de 2017
Hoje bem estudando na biblioteca deu um maior estouro na usiminas pensa no susto q dei
— inferno de mulher (@whitelinessss) 24 de novembro de 2017
A escória é um subproduto da fundição do minério de ferro para purificar metais. Ela é obtida no processo de alto-forno na fabricação de ferro gusa. Este último produto é transportado em forma líquida para o processo de aciaria, para ser transformado em aço. A escória também é usada na fabricação de cimento.
A assessoria de imprensa da Usiminas informou que a o basculamento é o processo de movimentação dos materiais dentro da área. A siderúrgica também explica que o clarão visto na área não era fogo, mas fuligem da reação química da escória em contato com a água. Também foi divulgada uma nota sobre o ocorrido. Confira:
“A Usiminas esclarece que houve ontem à noite um forte deslocamento de ar no pátio 1 de escória da Aciaria no momento do basculamento na usina de Ipatinga. Não houve feridos e as causas da ocorrência já estão sendo investigadas.”