Jornal Estado de Minas

Após buscas com mergulho na Pampulha, bombeiros vão para hospital


O Corpo de Bombeiros vai percorrer a Lagoa da Pampulha a barco para tentar encontar uma pessoa que teria se afogado. Testemunhas afirmaram que um homem caiu na água durante uma briga. Os militares não encontraram ninguém. Devido à insalubridade da água de um dos cartões-postais de Belo Horizonte, os bombeiros foram encaminhados para o Hospital Militar para receberem medicação.

 

As buscas tiveram início por volta das 18h de sexta-feira. Militares foram ao Bairro São Luiz, próximo às avenidas Dom Pedro I e Antônio Carlos, onde a vítima teria caído. Testemunhas informaram que havia três pessoas em situação de rua envolvidas em uma discussão. Nesse grupo, dois homens começaram uma briga quando um deles caiu na lagoa.

O processo de despoluição da Lagoa da Pampulha ocorre desde março do ano passado.
Atualmente, o espelho d’água alcançou a categoria Classe 3, segundo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Ela possibilita o consumo da água por animais, irrigação, pesca amadora e o chamado contato secundário pelo ser humano em atividades como canoagem, remo ou passeios de barco. Porém, o decreto que vai regulamentar essas atividades não tem data para ser publicado.

Os trabalhos de recuperação da qualidade da água da Lagoa da Pampulha, coordenados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, têm investimento de cerca de R$ 30 milhões até o fim do contrato.

.