Moradores de Belo Horizonte e de cidades da região metropolitana devem ficar atentos para a possibilidade de pancadas de chuva nesta segunda-feira. Uma frente fria que está em São Paulo vem provocando áreas de instabilidade na capital mineira, além de algumas outras áreas do interior de Minas Gerais. A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta para precipitações com acumulado de até 40 milímetros (mm) até a manhã de terça-feira. Raios e rajadas de ventos de até 50 quilômetros por hora também estão previstos.
De acordo com Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade no tempo é causado por uma frente fria. “Ela está no litoral de São Paulo e vem trazendo uma perspectiva de pancadas de chuva na Zona da Mata, Zona das Vertentes, e Região Metropolitana de Belo Horizonte. A previsão na capital mineira é de céu encoberto a nublado”, explicou o especialista.
Na terça-feira, a situação deve se intensificar ainda mais em Belo Horizonte. “Temos perspectiva de chuva amanhã (terça-feira). Na quarta-feira, já enfraquece um pouquinho, mas continua a característica de chuva. Mas, a maior intensidade será no Sul de Minas e Zona da Mata”, completou Ladeia.
Em novembro, a chuva tem se intensificado em Belo Horizonte. Até esta segunda-feira, foi registrado um acumulado de 173,1 mm de chuva, segundo o Inmet. A média histórica é de 227,6 mm.