Jornal Estado de Minas

Bafômetro reprova pelo menos 86 motoristas em blitze na capital e interior mineiro

Fim de ano, começam as confraternizações e motoristas esquecem que a tolerância é zero para quem consome bebidas alcoólicas e dirige. E, somente no fim de semana, foram presos pelo menos 15 condutores nas blitze especiais da Campanha “Sou Pela Vida. Dirijo Sem Bebida” realizadas na capital e 20 cidades do interior mineiro. Foram motoristas flagrados nos testes do bafômetro com valores superiores a 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido, o que caracteriza crime de trânsito.

Durante a operação integrada da campanha abordou 1.688 motoristas, entre noite da sexta-feira e madrugada do sábado. Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a fiscalização registrou ainda 71 infrações, que é quando o condutor apresenta teor alcoólico entre 0,05 e 0,33 mg/l. No caso, eles tiveram a carteira de habilitação recolhida e receberam multas no valor de R$ 2.934,70.

O objetivo das blitze da Lei Seca, que serão intensificada neste fim de ano, acontecem para orientar motoristas e chamar a atenção para os perigos da mistura álcool e direção.
A campanha Sou Pela Vida. Dirijo Sem Bebida foi implementada pelo governo estadual com foco principal na fiscalização e combate a alcoolemia. Porém, nas ações também são checados os aspectos de conservação e manutenção dos veículos, seus documentos de licenciamento (IPVA, DPVAT), a situação com relação às multas pendentes e a documentação dos motoristas (habilitação, permissão para dirigir).

As ações da campanha no fim de semana foi realizadas, além da capital, em Contagem, Betim, Juiz de Fora, Ubá, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Bom Despacho, Governador Valadares, Mantena, Uberlândia, Ituiutaba, Araguari, Montes Claros, Januária, São Francisco, Porteirinha, Espinosa, Ipatinga e Poços de Caldas. Além dessas blitzes especiais, em todo o estado ocorreram as fiscalizações de rotina.

 A operação conjunta, coordenada pela Sesp, conta com a participação de agentes das polícias Militar, Militar Rodoviária, Civil e Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Belo Horizonte e de algumas das cidades do interior e BHTrans.
Ações conjuntas foram realizadas na capital e 20 cidades do interior - Foto: Omar Freire/Sesp-MG/Divulgação 
.