Jornal Estado de Minas

Primeiro dia tem 839 ambulantes cadastrados para o carnaval 2018 em BH

Ambulantes fizeram fila na porta do BH Resolve para o primeiro dia do cadastramento para a venda de bebidas e adereços nos ensaios e desfiles dos blocos de carnaval de Belo Horizonte em 2018. As inscrições vão até 15 de dezembro e chegaram a 839 somente ontem. Segundo a Belotur, responsável pela organização, por volta das 8h, a fila na porta do posto de atendimento, que fica na Rua dos Caetés, Centro de BH, já chegava à Avenida Santos Dumont.

Para agilizar o atendimento, a prefeitura aumentou a capacidade do BH Resolve em 50%, com mais funcionários e cabines para receber os interessados. A mudança agradou a comerciante Ana Lúcia Linhares. Moradora do Bairro Nova Vista, Região Leste da capital, ela vai vender bebidas no carnaval pela segunda vez. “Foi até melhorzinho, teve pouca gente”, disse. Ela chegou às 8h30 e já não encontrou grandes filas.

Ela acredita que o carnaval de 2018 será melhor para os ambulantes do que o de 2017, mas reclamou da concorrência nas ruas. Segundo ela, os vendedores se amontoavam nos blocos, com preços diferentes, o que causou confusão.
“Estou rezando para que seja melhor do que neste ano, na questão da concorrência e para vender. Eles colocam preços mais baixo, vamos ver se este ano melhora ainda mais. Só acho mesmo que precisa melhorar a distribuição de ambulantes”, diz.

Para se inscrever, os candidatos deverão apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e declaração de compromisso, encontrada no link do edital, preenchida e assinada. Para evitar filas, a prefeitura pede que os interessados que não deixem o credenciamento para a última hora.

No carnaval de 2017, cerca de 9 mil ambulantes foram credenciados, número quase três vezes maior que em 2016, quando 3,4 mil foram cadastrados. O presidente da Belotur, Aluizer Malab, acredita que o total de ambulantes no carnaval pode chegar a 13 mil em 2018. “Aumentamos em 50% a capacidade de atendimento (no BH Resolve), com mais de 30 cabines, e estendemos o prazo. Era de duas semanas, agora vai ficar em três semanas.
Hoje, com o início das inscrições, que se abriram com uma fila muito grande, a gente já pôde notar a eficiência do atendimento”, informou.

BEBIDAS A venda de bebidas em doses ou em garrafas de vidro e de alimentos é proibida. O edital informa que, em caso de patrocínio, a prefeitura pode indicar a marca das bebidas que poderão ser vendidas. Malab diz que o edital do patrocinador do evento ainda está aberto. Questionado sobre a prática de preços e distribuição dos ambulantes, ele informou que o que vale é a liberdade de mercado. “A distribuição a gente está melhorando. Vamos ter nossos pontos mais bem distribuídos para facilitar não só a compra, em um preço acessível, mas também para que não precise ter uma carga muito grande em cima dos ambulantes”, detalha Malab. “(Trabalhamos) para que, ao longo do percurso dos desfiles, eles possam ter acesso aos pontos estratégicos e não precisem carregar (os produtos)”, explica.

O presidente da Belotur informou que são esperados 3,6 milhões de foliões em BH no carnaval 2018. “Temos mais de 500 blocos cadastrados.
A expectativa é de quase 700 desfiles, já que alguns acabam fazendo mais de uma exibição. Já concluímos as inscrições para a corte momesca, temos o edital aberto para os artistas nos palcos. Nós não nos desligamos desde o carnaval de 2017. Seguimos trabalhando ao longo do ano para manter a linha de organização”, disse.

O edital para o cadastro de ambulantes está disponível no endereço https://pbh.gov.br/carnaval. Os interessados devem se inscrever pessoalmente no BH Resolve, que fica na Rua dos Caetés, 342, Centro, entre 27 de novembro e 15 de dezembro. O atendimento será realizado das 8h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados..