Jornal Estado de Minas

Traficante reclama de atendimento e manda roubar celulares em posto de saúde de BH

No mínimo dez pessoas que aguardavam atendimento em um centro de saúde de Belo Horizonte foram roubadas nesta manhã de terça-feira por um homem que cometeu a ação, segundo a Polícia Militar, a mando de um traficante.
 
O crime foi no centro de Saúde Cícero Idelfonso, no Bairro Vista Alegre, na região Oeste. O traficante atua na Vila Casinha da Amanda, um aglomerado da região. 

Segundo a PM, os pacientes informaram na denúncia que um homem com uma arma foi ao local e roubou celulares. Já no centro de saúde, na Rua Aguanil, policiais foram informados que o autor do roubo estava em uma rua próxima à unidade com uma mochila rosa. 

Ainda conforme a Polícia Militar, o suspeito foi localizado e, quando percebeu a aproximação de viaturas, fugiu em uma moto, mas acabou detido após bater em um muro no Anel Rodoviário.  

Josemar Rodrigues da Silva, de 30 anos, confessou que cometeu o roubo e informou que a ação foi a mando de um traficante da Vila Casinha da Amanda, identificado como 'Bruninho'.

A motivação para os roubos no centro de saúde, segundo relato de Josemar ao boletim de ocorrência, foi uma falha no atendimento dos funcionários do posto e uma retaliação aos agentes da Guarda Municipal que fazem patrulhamento na unidade. 

Policiais foram levados por Josemar até um endereço apontado como a casa do traficante. Bruno de Paula, de 22 anos, o 'Bruninho', estava no imóvel e também foi detido. Segundo a PM, ele é um dos suspeitos de chefiar o tráfico de drogas na região. Questionado pelos policiais sobre a versão de Josemar, Bruno negou e disse que não conhecia o homem. Tempo depois, Josemar também desmentiu a versão apresentada aos policiais.

Todos os celulares foram recuperados.
A moto usado por Josemar na tentativa de fuga não estava licenciada e foi apreendida. Uma réplica de arma de fogo usada na ação também foi recolhida. Os homens foram levados para a Central de Flagrantes (Ceflan) 3 da Polícia Civil. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Belo Horizonte informou, em nota, que o atendimento na unidade foi suspenso nesta terça-feira por causa da ocorrência. A previsão, segundo a SMS, é de que o atendimento seja normalizado amanhã.
Os paciente que aguardavam atendimento foram encaminhandos para outras unidades próximas e, os casos urgentes, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste.

Ainda conforme a pasta, a Polícia Militar foi acionada e foi realizado um Boletim de Ocorrência e também boletim de intervenção para a Guarda Municipal.

Reincidência 


O ataque ao centro de saúde Cícero Idelfonso é o segundo em emnos de 24 horas em postos de saúdade da capital mineira. Na manhã dessa segunda-feira, dois homens assaltaram pacientes que aguardavam atendimento na fila de um centro de saúde, no Bairro São Salvador, Região Noroeste de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar (PM), os dois estão foragidos.
 
Segundo a PM, a dupla levou celulares, carteira e objetos pessoais das vítimas. Ao todo, os homens roubaram seis pessoas na região.
Em depoimento, os pacientes do centro de saúde relataram que um Fiat Palio, de cor prata, parou em frente à unidade nesta manhã. Um dos autores, que segundo as vítimas portava uma submetralhadora caseira, desceu do veículo e anunciou o assalto.

As vítimas não souberam descrever as características do condutor do veículo. Ainda de acordo com a PM, após assaltar as pessoas na fila, a dupla ainda fez outras vítimas em uma rua paralela ao centro de saúde. Os militares estão realizando buscas na região para tentar localizar os suspeitos.  
 
*Sob supervisão do editor Benny Cohen
 
.