Obras que há tempos tiram o sono de moradores de Belo Horizonte, como do Viaduto do Bairro Lagoinha e a Via 710, devem finalmente ser concluídas. A Prefeitura assinou um convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) para um empréstimo de R$ 120 milhões. O montante será usado para retomar um pacote de intervenções na capital mineira. Além das citadas anteriormente, tem o recapeamento de vias e correções na MG-10, a Linha Verde.
Segundo a PBH, o convênio foi assinado nesta terça-feira, em Brasília, pelo prefeito Alexandre Kalil, o secretário municipal de Fazenda, Fuad Noman, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi. De acordo com Noman, outros recursos federais serão pleiteados. “O Executivo enviou um projeto para a Câmara Municipal, pois a Caixa Econômica está oferecendo novos recursos de R$ 380 milhões para a Prefeitura e precisamos da autorização dos vereadores para buscar novos financiamentos”, afirmou.
Os recursos do convênio serão utilizados como contrapartida para a conclusão de obras. Entre elas está o Viaduto do Bairro Lagoinha. Como o Estado de Minas mostrou em outubro, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) espera concluir ainda em 2017 a obra do novo pontilhão do complexo, que custou R$ 61 milhões aos cofres públicos e atrasou em mais de um ano. A obra é para aumentar a capacidade viária e melhorar a circulação dos ônibus do Move. O local é um dos gargalos da cidade.
Outra intervenção que deverá receber recursos é a Via 710. A previsão também é de finalização até o fim do ano. Ela contará com uma nova pista de cinco quilômetros de extensão, que deve promover o acesso entre as regiões Leste e Nordeste, ligando as avenidas dos Andradas e Cristiano Machado, na altura do Minas Shopping. Trata-se de um projeto complexo, envolvendo diversos fatores, como a desapropriação de imóveis.
A nova via deve contemplar a melhoria da mobilidade urbana e do planejamento de sistema de transportes da capital, atendendo às necessidades de deslocamento de moradores que utilizam o transporte coletivo por ônibus. O sistema deve interligar bairros como São Geraldo, Boa Vista, Sagrada Família, Fernão Dias, Santa Inês, Cidade Nova, Palmares, Dom Joaquim, São Marcos, São Paulo e União, interligando as avenidas dos Andradas e Cristiano Machado.
De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), o projeto contou com investimento de R$ 71 milhões. Os trabalhos começaram em setembro de 2014, com estimativa inicial de conclusão para o final de 2016.