Vai ter festa e bolo! Belo Horizonte completa 120 anos de fundação e, em comemoração, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou, na manhã de ontem, a programação de 12 dias de festas populares em dezembro. Com atividades descentralizadas, o antigo Arraial do Curral Del Rei será palco de mais de 170 eventos nas noves regionais. A programação já começa neste fim de semana, com os batuques do carnaval: eleição da corte real momesca de 2018, na Praça da Estação, na Região Central, acompanhada de uma roda de samba. Entre os destaques das comemorações, está a inauguração de 100% dos leitos no Hospital do Barreiro e a reabertura do orquidário tradicionalíssimo no Parque Municipal.
A população poderá ainda fazer city tours pelos principais atrativos turísticos da cidade e oficinas de empreendedorismo. Feiras de adoção vão ocorrer, segundo a PBH, no período de festa. Os eventos estão sendo programados pela PBH e pela iniciativa privada. Segundo o Executivo, a verba direta disponibilizada foi de R$ 1 milhão.
A diretora de Promoção das Artes da Secretaria Municipal de Cultura, Aline Vila Real, conta que os eventos serão distribuídos nos 17 centros culturais da cidade. “Vamos ter uma programação intensa, com uma circulação de artistas por todos os centros. Também vamos ocupar outros espaços, como os três teatros municipais (Marília, Francisco Nunes e Raul Belém Machado). A programação de peças de teatro está bem extensa”, completou a diretora. Entre as peças, vale destacar o espetáculo De tempo somos, do Grupo Galpão, e o Teatro Giramundo de Bonecos. Haverá atividades nos museus da Pampulha e o Cine Santa Tereza vai exibir filmes de artistas e realizadores de BH que foram premiados e tiveram destaque nos últimos festivais nacionais e internacionais.
Programações que ocorrem na periferia serão levadas para o Centro de Belo Horizonte. Além das manifestações culturais que já tradicionais no Viaduto Santa Tereza, como o Duelo de MCs, haverá, pela primeira vez, o Baile da Binário, que acontece originalmente no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul. Na ocasião, será lançado o CD Lá da favelinha com disputa nervosa. “Na Praça Sete, haverá encontro de movimentos de soul. Vamos convidar vários grupos para comemorar o aniversário juntos”, destacou Aline Vila Real. Toda a programação divulgada pela PBH é gratuita, sem necessidade de retirar ingresso antecipado. Os shows da Praça da Estação serão cercados para que os participantes passem por uma revista.
E, como não poderia faltar no aniversário, um imenso bolo será servido no Restaurante Popular da Rodoviária, para completar o “Parabéns pra você” de BH. Até o fim desta semana, a PBH vai divulgar outros nomes que farão parte da programação.
Também no ritmo de comemorações do aniversário de BH, o Estado de Minas lançou, em julho, uma série de especiais que propõem novas formas de pensar os espaços urbanos e convida os leitores a refletirem sobre a capital. Até 12 de dezembro, data oficial do aniversário da cidade, a série de reportagens multimídia BH 120 será publicada quinzenalmente nas plataformas digitais do em.com.br e na edição impressa do EM, sempre a partir de um tema que conduz as narrativas.
NOVA IDENTIDADE Com o aniversário, Belo Horizonte ganhou também uma nova identidade visual. A nova marca turística tem a missão de promover a cidade. Na prática, ela será usada em sinalizações públicas (placas indicativas), em meios de transporte (ônibus e táxis) e em todas as esferas do turismo (Centros de Atendimento ao Turista, feiras, eventos, materiais promocionais impressos e digitais).
Segundo os criadores, o lançamento de um novo posicionamento e marca turística renova a imagem da cidade nos seus 120 anos, com estética contemporânea, alegre e convidativa: “Belo Horizonte: surpreendente.” “Essa marca busca transmitir o posicionamento da cidade. Uma cidade que surpreende. Quem vem pra cá, sempre se surpreende.
É uma cidade pulsante e efervescente”, disse Marcos Barreto, diretor de Marketing e Promoção Turística da Belotur. Segundo ele, a nova marca de Belo Horizonte se inspira no próprio traçado da cidade e nos elementos que a caracterizam como uma cidade cosmopolita, diversa, plural. O designer Virgílio Dória, da RC Comunicação, criador da marca, destaca que as letras trabalhadas de forma aberta e irregular foram usadas para proporcionar a sensação de infinito e movimento e fazem alusão a um horizonte que revela uma cidade em constante transformação. “Uma Belo Horizonte urbana, moderna e versátil”.
R$ 120 mi para obras
A Prefeitura de Belo Horizonte assinou convênio com a Caixa Econômica Federal para empréstimo de R$ 120 milhões à administração municipal. O financiamento permitirá que a retomada de um pacote de obras paradas na capital há anos. Segundo o secretário municipal de Fazenda, Fuad Noman, que acompanhou o prefeito Alexandre Kalil em reunião com o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, em Brasília, os recursos serão aportados como contrapartida para a conclusão de obras como o Viaduto do Bairro Lagoinha, a Via 710 (que vai promover o acesso entre as regiões Leste e Nordeste da capital), intervenções no corredor da Linha Verde e o recapeamento de vias de Belo Horizonte. A PBH buscará mais recursos federais. “O Executivo enviou um projeto para a Câmara Municipal, pois a Caixa está oferecendo novos recursos, de R$ 380 milhões, para a prefeitura e precisamos da autorização dos vereadores para buscar novos financiamentos”, disse Noman.