Jornal Estado de Minas

Explosão em ferro-velho em BH provocou danos em restaurante e três casas


O impacto da explosão em um ferro-velho no Bairro São José, na Região Noroeste de Belo Horizonte, provocou danos em quatro imóveis vizinhos. Agentes da Defesa Civil fizeram uma vistoria nas estruturas na tarde desta sexta-feira. O local onde o incêndio começou foi totalmente interditado, assim como um restaurante. Outras três casas foram parcialmente interditadas devido aos problemas estruturais. Duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas para um hospital.



De acordo com a Defesa Civil, o ferro-velho apresenta risco iminente de desabamento do teto e das paredes. O responsável pelo local foi notificado e terá que adotar medidas de recuperação. O restaurante está com risco de desabamento do gesso do teto.
Os danos foram causados por causa do deslocamento de ar na explosão.

Uma das casas atingidas, localizada no número 1.060 da Rua Doutor David Rabelo, teve a área do fundo interditada parcialmente por causa do risco de queda do muro. A residência número 1.070, também apresentou o mesmo problema. Já o imóvel de número 218 da Rua Flor de Figueira, está com a garagem interditada devido ao risco de colapso do muro.

O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira e assustou moradores do bairro. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram mais de 10 solicitações de pessoas que moram próximas à Rua Doutor David Rabelo, onde está localizado o ferro-velho. Militares constataram que o incêndio foi causado por uma explosão. Funcionários estavam esvaziando frascos de perfumes (aerossol) e, a partir de uma faísca, ocorreu a explosão seguida do incêndio.

As vítimas foram socorridas inconscientes por médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII.
A identidade das vítimas que sofreram queimaduras não foi informada. Viaturas da Polícia Militar também acompanharam a ocorrência. Parte da rua foi isolada para a realização dos trabalhos de contenção e rescaldo das chamas. Segundo informações de moradores, um cachorro morreu e um cabrito foi resgatado. Os animais estavam no ferro-velho.

A proprietária do restaurante atingido durante o incêndio, Maria Helena Soares de Lima, de 56 anos, disse que uma forte explosão foi ouvida por volta de 9h, quando o fogo atingiu o estabelecimento. "Deu uma explosão o teto caiu e quebrou minhas cadeiras, minhas mesas, tudo destruído. Eu estava varrendo o salão para o pessoal almoçar mais tarde e ai foi a conta de eu entrar na cozinha para colocar o arroz no fogo e deu a explosão ai eu corri para fora," explicou.


Trabalhando no local há 4 anos, Maria Helena é moradora do Bairro Veneza, em Ribeirão das Neves, e paga o aluguel para manter o funcionamento do restaurante. A mulher, nesta manhã, já começa a contabilizar os prejuízos. "Perdi as minhas mesas, cadeiras, o teto está todo quebrado, perdi tudo. É um prejuízo enorme, além do prejuízo do dia de hoje que não dá para trabalhar", completou.

De acordo com o Major Anderson Passos, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), ocorrências de incêndio em imóveis como um ferro-velho, em que há um acúmulo de lixos e substâncias químicas diferentes, os riscos à população e aos próprios bombeiros são maiores..