O impacto da explosão em um ferro-velho no Bairro São José, na Região Noroeste de Belo Horizonte, provocou danos em quatro imóveis vizinhos. Agentes da Defesa Civil fizeram uma vistoria nas estruturas na tarde desta sexta-feira. O local onde o incêndio começou foi totalmente interditado, assim como um restaurante. Outras três casas foram parcialmente interditadas devido aos problemas estruturais. Duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas para um hospital.
Leia Mais
Incêndio atinge ferro velho e deixa feridos no Bairro São José, em BHIncêndio atinge ferro velho e deixa feridos no Bairro São JoséRefeitório popular da Câmara Municipal de BH é reabertoUma das casas atingidas, localizada no número 1.060 da Rua Doutor David Rabelo, teve a área do fundo interditada parcialmente por causa do risco de queda do muro. A residência número 1.070, também apresentou o mesmo problema. Já o imóvel de número 218 da Rua Flor de Figueira, está com a garagem interditada devido ao risco de colapso do muro.
O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira e assustou moradores do bairro. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram mais de 10 solicitações de pessoas que moram próximas à Rua Doutor David Rabelo, onde está localizado o ferro-velho. Militares constataram que o incêndio foi causado por uma explosão. Funcionários estavam esvaziando frascos de perfumes (aerossol) e, a partir de uma faísca, ocorreu a explosão seguida do incêndio.
As vítimas foram socorridas inconscientes por médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII.
A proprietária do restaurante atingido durante o incêndio, Maria Helena Soares de Lima, de 56 anos, disse que uma forte explosão foi ouvida por volta de 9h, quando o fogo atingiu o estabelecimento. "Deu uma explosão o teto caiu e quebrou minhas cadeiras, minhas mesas, tudo destruído. Eu estava varrendo o salão para o pessoal almoçar mais tarde e ai foi a conta de eu entrar na cozinha para colocar o arroz no fogo e deu a explosão ai eu corri para fora," explicou.
Trabalhando no local há 4 anos, Maria Helena é moradora do Bairro Veneza, em Ribeirão das Neves, e paga o aluguel para manter o funcionamento do restaurante. A mulher, nesta manhã, já começa a contabilizar os prejuízos. "Perdi as minhas mesas, cadeiras, o teto está todo quebrado, perdi tudo. É um prejuízo enorme, além do prejuízo do dia de hoje que não dá para trabalhar", completou.
De acordo com o Major Anderson Passos, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), ocorrências de incêndio em imóveis como um ferro-velho, em que há um acúmulo de lixos e substâncias químicas diferentes, os riscos à população e aos próprios bombeiros são maiores..