A Câmara Municipal de Ouro Preto prestou homenagem, nesta sexta-feira, a pessoas e entidades envolvidas na preservação e recuperação do conjunto cultural e natural da cidade reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Foi entregue no plenário do Legislativo agora noite a Comenda João Velloso, criada em 2003.
Foram agraciados com a honraria a Brigada 1 de Ouro Preto, Domingos Ventura, o jornalista Gustavo Werneck, do Estado de Minas, Jair Inácio (in memoriam) e Rodrigo Gomes. Na categoria hors-concours, os agraciados são Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Folia do Divino Espírito Santo, de São Bartolomeu; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Irmandade de Nossa do Rosário dos Pretos e Santa Efigênia do Alto da Cruz; e Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia do Antônio Dias. Os nomes foram definidos pelo Conselho de Medalha.
De acordo com a Câmara Municipal de Ouro Preto, João Batista Ferreira Velloso foi um médico falecido em 1954, ex-presidente do Legislativo Municipal e prefeito de 1931 a 1936, período em que intensificou a luta pela defesa do patrimônio histórico ouro-pretano. Em 1933, devido aos esforços de João Velloso, a cidade recebeu, do então presidente Getúlio Vargas, o título de Monumento Nacional. A solenidade será transmitida pela fanpage da Câmara no Facebook.
.
Leia Mais
Casarões do patrimônio histórico de BH se deterioram enquanto não têm destinações definidasDia do Patrimônio Nacional leva cultura à Praça da LiberdadeCasarão tombado pelo patrimônio pede socorro em distrito de Ouro PretoOuro Preto lança Ano do Patrimônio Cultural e reabre Chafariz dos ContosDom Walmor preside rito de consagração de basílica na Serra da PiedadeDe acordo com a Câmara Municipal de Ouro Preto, João Batista Ferreira Velloso foi um médico falecido em 1954, ex-presidente do Legislativo Municipal e prefeito de 1931 a 1936, período em que intensificou a luta pela defesa do patrimônio histórico ouro-pretano. Em 1933, devido aos esforços de João Velloso, a cidade recebeu, do então presidente Getúlio Vargas, o título de Monumento Nacional. A solenidade será transmitida pela fanpage da Câmara no Facebook.