(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cidades históricas mineiras realizam festejos natalinos para atrair turistas

Mariana, Região Central, Sabará, na Grande BH, investem em decoração e iluminação para festas de fim de ano. Além de presentar seus moradores, objetivo é incentivar turismo


postado em 01/12/2017 22:16

Iluminação valoriza a arquitetura de estilo barroco e tem grande apelo natalino (foto: Lauro Soares/Divulgação)
Iluminação valoriza a arquitetura de estilo barroco e tem grande apelo natalino (foto: Lauro Soares/Divulgação)
Pelo menos duas cidades históricas mineiras estão decididas que vão conquistar o turista que quer comemorar as festas de fim de ano em um lugar diferente e aconchegante. Mariana, na Região Central, que já tem experiência com esse tipo de promoção, vai investir em decoração e iluminação especiais, realçando o cenário barroco para as comemorações do nascimento de Jesus. Sabará, na Região Metropolitana, que já se destaca pelo carnaval e celebrações da Semana Santa, fará sua estreia nos festejos natalinos.Veterana ou estreante no chamado Natal de luzes, elas esbanjam tradição e fé, aliadas a intensa programação cultural e vocações gastronômicas do entorno.

Confraternização entre moradores, oportunidade de visitação e fomento da economia. De olho nesses três pilares, a cidade de Mariana vai inaugurar, na quarta-feira, seu Natal Luz para viver Mariana. Decoração especial e programação extensa ao longo do mês pretendem valorizar artistas locais, iniciativas culturais e gastronômica, a vocação dos distritos e alcançar os bairros mais distantes do Centro. Além da confraternização pela data do calendário cristão, o município quer mostrar ao mundo uma cidade mais erguida do que nunca e sem qualquer rastro de lama.

“Em uma viagem a trabalho, notei que as pessoas me olhavam de cima até embaixo. Tive a impressão de que queriam ver se eu estava sujo de lama”, conta o secretário de Cultura e Turismo de Mariana, Efraim Leopoldo Rocha, lembrando que o rompimento da barragem da Samarco, há dois anos, ocorreu no distrito de Bento Rodrigues, sem ter atingido a sede do município.

A inauguração do evento de natal será na Praça Gomes Freire, com dois corais: um na sacada de um casarão e outro na Rua Direita, uma das mais tradicionais da cidade. Da praça, sairá um cortejo com o Papai Noel. Entre as atrações previstas na programação está a de um grupo quilombola da Vila Santa Efigênia, do distrito de Furquim, região reconhecida pela presença de descendentes dos escravos. Com eles, um coral vai cantar na língua africana canções que falam do nascimento e de Belém. Haverá também cantatas com o coral da Universidade Federal de Viçosa (UFV) outra com 300 vozes dos corais de Mariana e de convidados. Recitais de voz e violão completam a programação.

Em Mariana atrações também nos bairros 

Evento, além de atrair moradores da cidade em clima de confraternização, atrai turistas(foto: Lauro Soares/Divulgação)
Evento, além de atrair moradores da cidade em clima de confraternização, atrai turistas (foto: Lauro Soares/Divulgação)
Moradores de bairros mais distantes, como Santo Antônio, São Gonçalo e Cabana, também receberão atrações. “Os artistas estão se unindo e, por isso, o Natal está bem integrado. Vamos mostrar a força cultural da cidade, para mostrar que Mariana está viva. Primeiro, para que a comunidade local se sinta feliz. Depois, para atrairmos turistas e incrementar a economia da cidade”, destaca Efraim Leopoldo Rocha.

Outra inciativa é uma parceria que está em discussão para que o trem da Vale, que liga Mariana a Ouro Preto, faça viagens noturnas com preços populares neste período, para que moradores e turistas da cidade vizinha possam assistir ao Natal Luz, visitar e voltar a Ouro Preto. Feiras noturnas, de receitas típicas, quitandas e outros sabores e de artesanato, prometem dar um charme a mais à ação.

Sabará abriu nesta sexta-feira as comemorações de seu Natal Dourado, promovido pela primeira vez. Música, luzes e um presépio em tamanho real celebram o período de festas religiosas. A Praça Melo Viana, decorada com milhares de lâmpadas, será palco de apresentações de corais e companhia de teatro e de shows gratuitos nos dias 8, 15 e 23 de dezembro. A cidade fica a 19 quilômetros de Belo Horizonte e faz parte do circuito cultural e histórico de Minas Gerais, que inclui ainda Mariana, Congonhas, São João del-Rei, Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina, entre outras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)