A intensa chuva e a falta de manutenção derrubaram um muro no Bairro Palmeiras, Região Oeste de Belo Horizonte, na manhã deste domingo (3). A Defesa Civil compareceu ao local e doou lonas para tentar conter o risco ao imóvel, que foi interditado. Este foi um dos 17 muros que caíram por conta da intensificação do período chuvoso. Outros 97 estão em situação de perigo.
O sub-secretário de proteção e defesa civil de Belo Horizonte, coronel Alexandre Lucas, que foi à Rua Iracema Brasiliana, no Bairro Palmeiras, onde o muro cedeu e atingiu uma carreta estacionada, alertou para a falta de cuidado com a manutenção de calhas e drenagens.
“As pessoas, muitas vezes, não fazem a limpeza e desobstrução das drenagens dos muros e por isso, quando chove o solo satura e as estruturas acabam desabando. Por isso é muito importante estar sempre atento a essa manutenção. Em todas as partes da cidade temos problemas com isso, já que BH tem um relevo muito acidentado”, afirma o coronel.
De acordo com Lucas, a previsão é de uma semana de intensas chuvas na capital. “Estamos no período de chuvas intensas até abril. Foi feita uma preparação e as atenções devidas foram dadas nas áreas de risco de inundação, que são 80 e estão todas sinalizadas, bem como nas áreas de risco geológico. É importante que sempre que uma pessoa reparar em trincas suspeitas, por exemplo, que chame a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) pelo número 199”, disse.