Jornal Estado de Minas

Barranco desaba e atinge casa em Venda Nova

Pelo menos três pessoas tiveram ferimentos leves por conta do desabamento parcial de uma casa no Bairro Minas Caixa, Região de Venda Nova, em Belo Horizonte. As informações são do boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). 

O imóvel, que fica no Beco do Pilar, foi atingido por um barranco nesta segunda-feira. A Defesa Civil da capital foi acionada. 

Conforme a Cedec, a Defesa Civil de BH registrou 108 ocorrências nas últimas 24 horas. A capital teve transbordamento de córregos, alagamento de vias, além de quedas de muros e árvores. 

Desde o início do período chuvoso, em outubro, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte atendeu 1.098 ocorrências relacionadas às chuvas. A maioria delas nas regiões Centro-Sul (165), Oeste (136), Noroeste (133) e Barreiro (125). Os números se referem a solicitações de atendimento feitas de 1º de outubro até a manhã de hoje, 4 de dezembro. 

Riscos de queda de árvore somam 120 registros com acionamento da Defesa Civil de BH. Trincas e infiltrações chegaram a 101. Os deslizamentos de encostas chegaram a 20. 

Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, os feridos foram socorridos por populares.
Duas casas foram interditas e parte de uma terceira foi isolada. 

Há risco de novos deslizamentos de terra, com possibilidade de atingir as moradias. “Necessária a adoção de intervenções emergenciais, que visem estabilizar o talude e conter sua evolução. O período chuvoso potencializa o risco”, informou o órgão municipal.  

Ainda segundo a Defesa Civil, moradores foram orientados e notificados sobre os riscos no local e a necessidade de ir para casas de parentes. A ocorrência foi encaminhada à Urbel. 
.