Um posto de Coordenação de Comando e Controle será montado em Rio Casca, na Região da Zona da Mata Mineira, para auxiliar os municípios que sofreram estragos com o temporal na manhã desta segunda-feira. Rio Casca, Santa Cruz do Escalvado, Lajinha, São Pedro dos Ferros, Santo Antônio do Grama e Urucânia estão em situação crítica devido às chuvas. O anúncio foi feito pelo governador Fernando Pimentel (PT), depois que ele sobrevoou Ribeirão das Neves, na Grande BH, com os ministros das cidades Alexandre Baldy, e da Integração Nacional, Helder Barbalho. O município foi atingido por um temporal de granizo na última semana, o que levou à decretação de situação de emergência. Caeté e Pedro Leopoldo também sofreram com o mesmo problema.
Leia Mais
Muro desaba durante a chuva e 62 famílias são retiradas de prédios em BHChuva provoca deslizamento de terra no Bairro João PinheiroSeis cidades da Zona da Mata registram enchentes e estrada é interditadaÁgua invade casa e idosa morre afogada em Ribeirão das NevesMinas Gerais tem previsão de chuva em todas as regiõesEnchente na Zona da MataÚltima vítima da tragédia de Janaúba será enterrada nesta terça-feiraServas e Cruz Vermelha pedem doações para atingidos por temporalInterdição de estrada vai mudar trajeto de ex-alunos para evento da UFVMuro de escola cai em lote vizinho e danifica dois veículos em BarbacenaO coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Antônio Arantes, afirmou que o posto será para concentrar as ações nesses municípios.
A situação mais crítica no estado é na Região Leste do Estado. Em Rio Casca, moradores estão ilhados. A água do rio invadiu casas e desabou um trecho da MG-329, ligação com Ponte Nova. A ponte que corta Rio Casca também foi interditada após um desabamento parcial.
Em Piedade de Ponte Nova, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), o temporal provocou inundação na cidade. As águas do Córrego dos Martins saiu de sua calha e atingiram diversas residências na parte baixa da comunidade. Deslizamentos também foram registrados e casas foram atingidas por terras. Famílias foram encaminhadas para as casas de amigos e parentes. A distribuição de água potável foi afetada.
Problemas também foram registrados em Santa Cruz do Escalvado. A chuva provocou a inundação da cidade.
Outra cidade atingida pelo temporal foi Urucrânia. Deslizamentos foram registrados nas encostas. Não houve registro de vítimas. Agentes da Defesa Civil local estão percorrendo o município para contabilizar os prejuízos e os danos causados. .