Jornal Estado de Minas

PM prende dois suspeitos de ataque a banco de Pompéu

Dois suspeitos de terem participado do ataque à agência do Banco do Brasil em Pompéu, no Centro-Oeste de Minas Gerais, na madrugada desta terça-feira, que terminou com um morador da cidade e um policial militar mortos, estão detidos. A informação é do coronel Helbert William Carvalhaes, que é o comandante da 7ª Região de Polícia Militar, sediada em Divinópolis.

De acordo com o militar, os dois foram presos em Moema, cidade que fica na mesma Região Centro-Oeste mineira, a 90 quilômetros de Pompéu, e estavam com dois rádios comunicadores sintonizados na frequência da polícia. Um deles é de Betim, na Grande BH, e tem extensa ficha criminal, com passagens por roubo, homicídio e tráfico de drogas, além de uma ocorrência com troca de tiros com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O outro suspeito preso é de Curvelo, na Região Central, e também tem passagens por roubo e tráfico. Ainda segundo o coronel Carvalhaes, informações levantadas por militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM, indicam que a explosão teve como foco não os caixas eletrônicos da agência, mas sim o cofre do banco, situado no segundo andar do imóvel atacado. A perícia trabalha para levantar se algum montante foi levado. Com a explosão foi muito forte, a área dos caixas eletrônicos no primeiro andar da agência também foi afetada.

Durante troca de tiros entre militares e os criminosos, o cabo Ozias Alves de Barros, de 33 anos, foi baleado e morreu no local. O jovem de 22 anos, Alisson dos Reis Pinheiro, que saía de uma lanhonete da cidade no momento do fato também foi atingido e morreu.
Já o cabo Lucas Reis Rosa, de 27, foi baleado e removido de helicóptero para o Hospital João XXIII, onde segue em estado gravíssimo.

Várias unidades da PM de Belo Horizonte e outras cidades reforçam o cerco montado na Região Centro-Oeste. Além de Pompéu, outra ocorrência em Morro do Ferro, distrito de Oliveira, na mesma região, mobiliza as tropas nesta manhã. Um policial militar foi baleado na localidade após observar movimentação de bandidos e está se deslocando em uma UTI móvel para BH, onde será atendido. É o cabo Leonel Richs de Aquino.

Além de Morro do Ferro e Pompéu, outras duas cidades mineiras registraram ataques a bancos nesta madrugada. Em Tapira, no Alto Paranaíba, o cofre de uma agência do Banco Sicoob foi alvo de criminosos. Dinheiro e joias que estavam armazenados no compartimento foram levados pelo bando. Já em Santa Rita de Caldas, no Sul do estado, bandidos atacaram uma agência do Banco do Brasil e atiraram contra viaturas da Polícia Militar e casas próximas ao terminal bancário.

Apesar dos quatro casos, a PM não comenta sobre ações orquestradas e não informa se há alguma ligação entre os casos.

.