Uma luminosa surpresa para quem passa pela Praça da Estação, no Hipercentro de Belo Horizonte: foi oficialmente inaugurada nesta sexta-feira a nova iluminação especial para o Natal instalada nos prédios que compõem o Museu de Artes e Ofícios. A beleza da decoração fez várias pessoas que se dirigiam à Estação Central do metrô pararem para fotografar o cartão-postal. O dia também foi marcado pelas celebrações religiosas em homenagem à Imaculada Conceição de Nossa Senhora, que marcou o feriado na capital mineira. A data celebra o reconhecimento oficial, pelo Papa Pio IX, em 1854, do Dogma da Imaculada Conceição, ou maternidade divina de Maria.
Leia Mais
Iluminação de Natal é inaugurada no Aglomerado da Serra, em BHIluminação de Natal na Praça da Liberdade será inaugurada esta quinta-feiraPrimeiro domingo da decoração natalina leva grande público à Praça da LiberdadeNa Praça da Estação, o complexo do Museu de Artes e Ofícios, que já abrigou os antigos passageiros do transporte ferroviário da capital, valoriza a história do trabalho no Brasil. O objetivo da nova iluminação é destacar a arquitetura de um dos símbolos da capital mineira. Muitas pessoas que tinham o metrô como destino aproveitaram a novidade e deram uma parada para contemplar o cenário natalino.
“Está tudo lindo, muito bonito mesmo”, disse a diarista Edilene da Cruz, de 36 anos, enquanto era fotografada pelo marido com as luzes no fundo. “Se fizessem isto todo ano, seria muito bacana para a cidade, que fica bem mais bonita”, diz Wesley Ribeiro de Souza, de 39. O segurança Weidison Patrik, de 32, também elogiou as novas luzes e aproveitou para fotografar as vendedoras Franciene da Costa, de 23, e Gleisiane Kelly, de 24.
FÉ E CELEBRAÇÃO Milhares de fiéis celebraram ontem em diversas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte o dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. O arcebispo de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu celebração no Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Lagoinha, Região Noroeste da capital. Ele lembrou que Maria foi preservada de todo o pecado e deu à luz Jesus. “Isso mostra que nossa vida não termina aqui e passa pela força da graça de Deus. Nossa Senhora é mãe de Deus e mãe nossa e, por ser especial, nos acompanha e intercede”, disse. Dom Walmor ressaltou trecho de música católica que diz que “jamais se ouviu dizer que quem a ela recorre será desamparado” para explicar o alcance da fé dos devotos.
A pensionista Maria Vieira dos Santos, de 60, vai ao santuário todo ano agradecer pelas graças alcançadas e pedir outras.