Belo Horizonte registrará dia com céu nublado e há possibilidade de chuva no período da tarde nesta segunda-feira. No decorrer da semana, a tendência é de tempo instável na capital mineira e, também, em algumas regiões de Minas Gerais, de acordo com o PucMinas/TempoClima.
Leia Mais
Caverna no Parque das Mangabeiras foi aberta pelas garras de animal pré-históricoBH abriga obras que marcam o início e o fim da trajetória de Oscar NiemeyerMicro-ônibus perde os freios e tomba no Bairro Novo São Lucas Primeiro domingo da decoração natalina leva grande público à Praça da LiberdadeDefesa Civil de BH já atendeu 1.641 ocorrências desde o início das chuvas Mulher é morta a facadas em ônibus do Move porque falava altoPara o interior de Minas Gerais, há chance de chuva forte nesta segunda-feira para o Norte, Noroeste e Vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce. As demais localidades do estado podem ter chuva de baixa intensidade. Termômetros variam entre 13 graus no Sul de Minas e 33 no Triângulo Mineiro.
Muita chuva e transtornos
De acordo com a Defesa Civil de BH, desde o início do período chuvoso, que começou em 1º de outubro, já foram registradas 1.641 ocorrências. As mais comuns são de alagamentos (167 ocorrências), quedas de árvore (32), desabamentos parciais ou totais de muro (49), riscos de desabamento de muro (141), escorregamentos ou deslizamentos de encosta (92) e riscos de escorregamentos ou deslizamentos de encosta (128).
A Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou o volume parcial de chuva acumulado na capital em dezembro, até as 8h desse domingo. A média histórica para o mês de dezembro é de 319,4mm, mas em algumas regiões esse volume já foi superado em apenas 10 dias.
A Regional que recebeu maior volume de chuva foi a Oeste, com 395,2mm, 24% acima da média. Outra que já superou a média foi a Noroeste, 366,2mm, 15% a mais. Barreiro, 325,9mm, e Centro-Sul, 324,7mm, ultrapassaram a média em 2%. A Regional Pampulha igualou a média histórica, com 319,4mm. Apenas as regiões de Venda Nova (312,3mm), Nordeste (288,2mm), Leste (268,2mm) e Norte (173,4mm) ainda não ultrapassaram a média.