Vinte toneladas de fumo sem nota fiscal foram apreendidas, na manhã desta quarta-feira, durante uma operação criada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), Advocacia-Geral do Estado (AGE) e Polícia Civil – em parceria com a Receita Federal do Brasil. O fumo seria usado na produção de 1,5 milhão de maços de cigarro.
Leia Mais
BHTrans faz operação especial de trânsito para o fim de anoEmpresa mineira é alvo de operação contra produção e venda ilegal de cigarrosCorregedoria investiga operação da Polícia Federal da UFMG Operação da Polícia Civil prende 16 traficantes em Ribeirão das NevesCantor João Bosco critica PF por uso de música dele em operação contra UFMG Relatório que originou operação da PF contra docentes da UFMG revela suspeita de pagamentos irregularesDe acordo com informações do MPMG, mesmo estando com o seu registro de fabricação suspenso pela Receita Federal desde 2013, a empresa continuava a produzir cigarros das marcas Mixx e Real Gold. Para não levantar suspeitas, adquiria a matéria-prima usada na fabricação do filtro – triacetina e cabo acetato – em nome de outras empresas de fachada pertencentes ao grupo.
Em 2016, a Receita Federal identificou e apreendeu caixas de cigarros produzidos pela indústria no interior do estado de São Paulo. Recentemente, os órgãos confirmaram a venda de caixas de cigarros Mixx em estabelecimentos comerciais no interior de Minais Gerais (Leopoldina, Ubá e São João Del-Rei).
As investigações, de acordo com o MPMG, mostraram fortes indícios da falsificação de selos do Imposto sobre Produção Industrial (IPI). Exame preliminar realizado em maços da marca Mixx constataram a inautenticidade do material utilizado pelos investigados para substituir o selo original confeccionado pela Casa da Moeda. Além da falsificação, foi apurado o uso de selos sem validade.
As pessoas envolvidas no esquema poderão responder na Justiça pelos crimes de falsificação de selos de IPI, organização criminosa, lavagem de dinheiro e venda de substância nociva à saúde. .