Começa nesta quinta-feira, às 14h28, o verão. A estação promete, segundo o instituto PUC Minas/TempoClima, temperaturas elevadas - entre 29 e 32 graus - e pancadas de chuva isoladas para todas as regiões do estado. Entretanto, a sensação de calor deve ser menor do que a registradas nos últimos anos.
Mesmo com os termômetros em alta, o Instituto prevê índices de temperatura dentro da média história. “Neste verão a gente não tem a atuação do El Niño (fenômeno que elevou as temperaturas em 2015 e 2016 durante o verão) e estamos sob influência do La Niña. Ele vai atuar até o fim da estação e a influência dele na nossa região é nas temperaturas que ficarão em torno da média histórica. Mas é importante ressaltar que por ser a estação mais quente do ano, vai fazer calor”, explicou o meteorologista do instituto, Heriberto dos Anjos.
O verão também será marcado pela incidência de veranicos, não ocorrência de chuva em intervalos de até sete dias durante os períodos de precipitação. Segundo o PUC Minas/TempoClima, o fenômeno deve ocorrer com mais frequência entre a última semana de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro.
Nesta quinta-feira, a previsão para a Grande BH é de termômetros marcando 32 graus durante o dia e umidade relativa do ar em 40%. Há um aumento de nebulosidade na capital mineira que pode resultar em pancadas isoladas de chuva à tarde e noite.
As possibilidades de precipitações também se estendem ao Sul, Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Campo das Vertentes. Nas demais regiões do estado, o clima é de estabilidade. Regiões Norte, Noroeste e Leste de Minas devem ter registros de temperatura em torno de 35 graus nesta quinta-feira.
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie