Um homem de 37 anos foi preso, nesta quarta-feira, por tentar assassinar sua ex-namorada. Segundo a Polícia Civil, o autor estava foragido desde o dia do crime, que aconteceu em 11 de novembro, no Bairro Bonsucesso, na Região do Barreiro.
Leia Mais
Dois homens tentam incendiar um ônibus no BarreiroJustiça decreta prisão preventiva de mulher que assassinou síndica em prédio de BHAssaltantes fazem arrastão em pontos de ônibus e são presos em SarzedoInstrutora de autoescola é presa por vender aprovação no exame de habilitaçãoDe acordo com Francione Fildeman, delegada responsável pelas investigações, Robson planejou o assassinato. Em seu depoimento, ele confirmou a autoria do crime e afirmou que agrediu a vítima porque foi traído, e por “ter passado vergonha”.
Na ocasião, a vítima foi encaminhada ao Hospital Julia Kubitschek, também na Região do Barreiro, onde permaneceu internada, e precisou passar por uma cirurgia para correção da orelha. Segundo a polícia, o autor, que já tem antecedentes criminais, foi autuado por tentativa de feminicídio, e conduzido ao sistema prisional.
Mudança na lei
Recentemente, a Lei 13.104/15 alterou o artigo 121 do Código Penal para prever o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio. Essa mudança aumenta a pena mínima para assassinatos contra mulheres, de 6 para 12 anos, e a máxima, de 20 para 30.
Além disso, o feminicídio também foi incluído como crime hediondo no o art. 1º da Lei no 8.072, de 25 de julho de 1990.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.