“É só buraco, é só buraco. E vai aí, Afonso, desvia pra lá, desvia pra cá. Olha a buracada, minha gente.” O relato é do empresário José Célio Dorneles, de 51 anos, que registrou a dificuldade de trafegar na BR-352, entre Pitangui e Martinho Campos, Centro-Oeste de Minas Gerais.
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Após Natal violento nas estradas, PRF pede atenção redobrada no recesso de RéveillonFeriado prolongado de Natal termina com 38 mortes nas estradas mineirasMinas tem pelo menos 24 trechos de rodovias interditados ou com restriçãoPassageiros denunciam golpe em App de transporteAcidentes complicam trânsito na BR-381 nesta sexta-feiraSexta-feira é de grande movimentação na rodoviária de BHA precariedade da BR, como mostram as imagens, dificulta também o processo de obras para melhorias aos motoristas. “Agora, do jeito que a situação está, nem tapa-buraco resolve,” lamenta José Célio.
Morador de Belo Horizonte, José Célio viaja constantemente às duas cidades para realização de serviços de serralheria. Para desviar dos buracos, segundo ele, às vezes é preciso aumentar a viagem em até 80km, com desvios realizados pelas BRs 040 e 262.
DNIT garante obras
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela administração da BR-352, informou, nesta manhã de sexta-feira, que uma empresa licitada há duas semanas já iniciou os preparativos na rodovia para as obras.
Segundo o órgão, as instalações dos canteiros de obras estão em andamento. A rodovia deverá passar por operação tapa-buraco, manutenção nas redes de drenagens da estrada, capina e recapeamento de pontos mais críticos da estrada.
Ainda conforme o DNIT, a obra tem prazo de dois anos para conclusão e o custo aproximado é de cerca de R$5 milhões. Sobre as reclamações de falta de iluminação, o órgão disse que a instalação de pontos de iluminação é de responsabilidade das prefeituras.
Motorista questiona o prazo
Para José Célio Dorneles, o prazo de dois anos é exagerado para as obras. “Uma operação tapa-buraco tinha que ser feita entre 30 e 60 dias, não é pra demorar esse tempo todo. Se quiser fazer, faz. Se fosse uma obra de duplicação explicaria todo esse tempo de dois anos. É mais uma obra que vai só arrancar o nosso dinheiro,” lamentou.
Período chuvoso castiga estradas mineiras
Levantamento feito pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DEER/MG) mostra que 24 estradas de concessão estadual estão com paralisações parciais por causa de incidentes como buracos e deslizamentos de terra que foram causados durante a chuva que caiu com mais intensidade sobre Minas entre a última quinzena de novembro e as primeiras semanas de dezembro.
Dentre as 24 estradas com algum tipo de restrição de tráfego, quatro foram interditadas pelo departamento: MG-329, entre Ponte Nova e Rio Casca, devido ao rompimento de um bueiro e á queda de um viaduto; LMG-840, entre Padre Fialho e Pedra Bonita, por problemas estruturais na ponte sobre o Rio Matipó; MG-448, próximo à entrada de Barbacena por causa de problemas na estrutura da ponte sobre o Rio Tiguá; CMG-154, entre Ituiutaba e Cruzelândia, onde o tráfego esta impedido para veículos pesados com peso acima de 4 toneladas.
*Sob supervisão do editor Benny Cohen