A morte de um homem com suspeita de contaminação por febre amarela está sendo investigada pela Secretaria de Saúde de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Um outro paciente que ainda está internado também apresenta sintomas da doença e o quadro clínico é apurado pelo município e pela fundação.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Brumadinho, amostras de sangues do homem que morreu no último fim de semana e do paciente hospitalizado foram enviadas para análises na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, e os resultados dos exames devem ser entregues ao município em até 10 dias.
Macacos que foram encontrados mortos em Brumadinho também passaram por exames e os laudos deram negativo para febre amarela. Ainda conforme a prefeitura, a circulação de pessoas nas áreas em que os primatas foram encontrados mortos foi bloqueada.
Com as duas suspeitas, a Secretaria de Saúde de Brumadinho reforça o pedido para que as pessoas se vacinem contra a doença. Atualmente, 84% da população do município está imunizada e a prefeitura informou que há estoque suficiente de vacina para atender o restante da população.
*Sob supervisão do editor Benny Cohen