Moradores de Ponto dos Volantes, na Região do Jequitinhonha, estão tendo que tomar alguns cuidados com o Rio São João, que passa pela cidade. A Prefeitura emitiu uma nota pedindo que a população evite contato com as águas do afluente do Rio Jequitinhonha, pois ela foi contaminada com produtos químicos. O material era transportado por um caminhão que se envolveu em um acidente na BR-116, na mesma região.
Leia Mais
Técnicos vão monitorar a Lagoa da Pampulha por causa de contaminação Água usada no combate a incêndio na Ceasa contamina Lagoa da PampulhaEntulho contaminado é descartado de forma irregular na Grande BHDestruição do Rio Jequitinhonha por garimpo impressiona - Veja vídeo de operaçãoCorpos de músico e filha mortos em acidente na BR-262 são sepultados em BHNo documento, a prefeitura informou que já entrou em contato com a Copasa Servic%u0327os de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A (Copanor) para fazer o monitoramento da água. Além disso, a administração municipal informou que já acionou a Defesa Civil Municipal, a Polícia Ambiental e o Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) de Minas Gerais.
A Copanor informou que "o abastecimento da cidade e das localidades de Fogueteiros, Fonte Nova, Flor de Minas, São João e São José, pertencentes ao município de Itaobim, é realizado por meio de caminhões-pipa e por um poço artesiano, que foi ativado após acidente com carreta". A empresa também esclareceu que ainda não há previsão para normalização do abastecimento nessas localidades, e que segue monitorando o Rio São João, com a coleta e análise da água.
.