A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, por meio da PBH, divulgou uma nota sobre o desabastecimento da insulina glargina nos postos de saúde da capital. No ano passado, o em.com.br mostrou pacientes com dificuldades para conseguir o hormônio nas unidades. Nessa terça-feira, o Executivo informou que vem recebendo do Estado uma quantidade inferior à necessária.
Leia Mais
Centros de saúde de BH podem sofrer com desabastecimento de insulinaGoverno do estado anuncia o repasse de insulina à rede municipal de saúdeInsulina está em falta nos postos de saúde por falta de recursosInsulina está em falta na rede municipal de saúde de BHMestre das festas folclóricas de agosto morre em Montes Claros“Desde maio de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde recebe a Insulina Glargina em quantidade inferior à necessária ao atendimento dos pacientes”, diz a Secretaria Municipal de Saúde na nota. “Nesta semana, a SES-MG autorizou para Belo Horizonte apenas 490 Insulinas Glarginas para distribuição. Entretanto, a necessidade é de 2.845 Insulinas Glarginas. Isto corresponde a menos de 20% da demanda real”, diz o texto.
A pasta diz que, assim que recebida, a insulina será distribuída nas unidades de saúde conforme o quantitativo recebido pela SES-MG. A prefeitura também sugere que os cidadãos entrem em contato com o governo do estado para mais informações, por meio deste link.
Por meio de nota enviada ao em.com.br nesta quarta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde informou que recebeu um quantitativo parcial do produto do fornecedor. Leia na íntegra:
“A SES-MG esclarece que o fornecedor responsável pela insulina Glargina fez a entrega de um quantitativo parcial do produto. A partir daí, a SES-MG fez a distribuição às regionais de saúde que, por sua vez, têm a atribuição de remeter o insumo aos municípios sob sua jurisdição. Apesar do cenário de dificuldade financeira que o Estado tem enfrentado, fato que levou o fornecedor a suspender anteriormente a entrega, a SES-MG vem buscando formas de assegurar a completa distribuição do produto.”