Em um dos casos, até uma cobra morta foi encontrada por um morador (veja foto). As praças ficam na Avenida Deputado Anuar Menhem, em frente ao número 390, e na esquina com Avenida 12 de outubro – locais muito utilizados para exercícios físicos.
Um morador do Bairro Santa Branca, que prefere não se identificar, ficou impressionando com o descaso público. "Eu faço caminhada nesta avenida e nunca tinha tentando usar essas praças. Quando fui tentar pela primeira vez, fui alertado por outros morados sobre o risco de cobras", contou.
Moradores afirmam que o problema piorou na região nos últimos dois meses. O lixo e plantas se acumulam próximo a um dos bueiros. "Se chover, pode provocar um grande estrago. É um absurdo um local público que deveria ser um ponto de lazer para os moradores estar tão desgastado. Enquanto a PBH anuncia revitalização de praças, encontramos esse tipo de situação", completou o morador, indignado com o abandono da prefeitura.
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que a manutenção da praça está prevista para começar na próxima segunda-feira, conforme cronograma, e ressaltou que as varrições no local são realizadas quinzenalmente, às sextas-feiras. A PBH também destacou que a "praça possui lixeiras fixas, sendo desnecessário que a população jogue lixo nas vias", escreveu em nota.
A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) informou ainda que a limpeza das bocas de lobo da região é feita, pelo menos, três vezes ao ano. Segundo o órgão, a próxima limpeza será em fevereiro. "É importante a população colaborar, não descartando resíduos nas vias para que a rede de drenagem pluvial não seja obstruída por lixo, aumentando os riscos de alagamentos em caso de grandes volumes de chuva", finaliza.
No início do mês, o em.com.br mostrou situação similar em outras praças e calçadas da capital mineira.