A urgente adoção de medidas para conter o violento trânsito no Anel Rodoviário tem seguido por desvios de informações sobre a questão. Depois do anúncio da administração municipal de Belo Horizonte, na quarta-feira, de restrições do tráfego de veículos pesados na via a partir de março, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio de nota, na tarde desta quinta-feira, contradisse a informação da PBH, afirmando que não havia decisão a respeito. À noite, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (MTPA), ao qual o DNIT está subordinado, desautorizou o departamento, afirmando por meio de comunicado que haverá sim a limitação na rodovia no trecho de concessão da Via-040.
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Dnit diz que ainda não há decisão sobre restrição de tráfego no Anel RodoviárioPrefeito de BH anuncia para março restrições do tráfego pesado no AnelRestrição de tráfego no Anel Rodoviário não será feita de forma 'açodada', diz prefeituraMas o Ministério dos Transportes destacou que o GT deverá apresentar os resultados de seus estudos com previsão de implementação das ações em março, confirmando a informação dada pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS), em sua conta de Twitter, na quinta-feira.
No começo da tarde desta quinta-feira, por meio de nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes afirmou que “ainda não houve qualquer decisão sobre restrição à circulação de veículos de carga no trecho.” Ao contrário, em postagem no Twitter, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), sugeriu a proibição do tráfego pesado na rodovia, “no máximo a partir de março”. Momentos depois, a PBH divulgou comunicado oficial, falando em “restrições”.
O anúncio do prefeito veio depois de reunião na tarde da quinta-feira, em Brasília, com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da concessionária Via-040 e Dnit. Em nota, a PBH afirmou que durante o encontro, “o ministro Quintella determinou que o Anel Rodoviário de Belo Horizonte passe a ter restrições ao tráfego de veículos pesados, numa primeira etapa de medidas preventivas contra graves acidentes.”
DNIT fala apenas em planos
Porém, hoje, em seu comunicado, o DNIT informou “que foi definido, até o momento, é que os estudos para avaliar os impactos de tal medida terão continuidade e deverão ser concluídos somente em março, quando só então será tomada uma decisão sobre o assunto”, esclareceu. Ainda, segundo a nota, será desenvolvido um plano de ação visando mitigar o número de acidentes no trecho que concentra o maior número de ocorrências, próximo ao Bairro Betânia (Oeste), que é concedido à Via-040. “O Dnit vai acompanhar o grupo de trabalho técnico e verificar os reflexos nos trechos sob sua administração”, finalizou.
Pelo menos em sua postagem, o prefeito Kalil demonstrou muito mais disposição em adoção de medidas, as quais não foram detalhadas: “Acabo de sair do gabinete do ministro dos Transportes.
Em 22 de novembro, Alexandre Kalil anunciou com uma das primeiras propostas visando a garantia da segurança na via, operações pente fino nos veículos de carga, principalmente no tocante à segurança, além de restrição do tráfego dos pesados. As medidas iniciais foram aprovadas pelo grupo de trabalho criado por iniciativa da PBH com a missão de reduzir a quantidade de acidentes e mortes na via, no projeto Aliança para a vida.
Desde o último acidente grave na rodovia, a véspera do feriado de 7 de setembro, com três mortes, o prefeito se comprometeu a lutar contra a violência na via, com ocorrências causadas na maioria por veículos pesados. Ele que a procuradoria do município ingressasse com ação na Justiça pedindo a municipalização da rodovia, que é federal e sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. O objetivo é independência da PBH para adotar ações preventivas no trecho de 10 quilômetros entre os bairros Olhos D’água (Barreiro) e Califórnia (Noroeste), concedido à iniciativa privada.