O alerta sobre o surto de febre amarela na Região Metropolitana de Belo Horizonte já levou 38 mil pessoas aos postos de saúde da capital em busca da vacina. A informação foi passada neste sábado pela diretora de Promoção à Saúde da Vigilância Epidemiológica da PBH, Lúcia Paixão. Somente de segunda-feira a quinta-feira desta semana o número chegou a 9 mil pessoas.
Leia Mais
Governo de Minas decreta situação de emergência devido a surto de febre amarelaSábado será de vacinação contra a febre amarela em BH; veja listas dos postosApreensão com a febre amarela aumenta no interior de MinasMais uma cidade da Grande BH confirma caso de febre amarelaPreço de vacina de febre amarela varia 200% em BH e faltam dosesHá 111 anos, Brasil vencia os mosquitos que transmitem a febre amarelaCerco contra febre amarela em Nova Lima passa por blitz e bota-fora de lixoSábado de prevenção contra a febre amarela provocou corrida aos postos de BH'Procura por vacina contra febre amarela foi grande em todos os postos', diz PBHPrefeitura apoia decreto do Governo que declara estado de emergência em BH e mais 93 municípiosA expectativa da Secretaria de Saúde é que até o final de fevereiro 300 mil moradores sejam vacinados em Belo Horizonte.
A febre amarela já matou pelo menos 16 pessoas no estado desde julho do ano passado e Lúcia Paixão assegurou neste sábado que não há uma epidemia em Belo Horizonte. Segundo ela, nenhum caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil, apenas a forma silvestre.
Dessa forma, as medidas adotadas pelo governo são preventivas. Para o Carnaval, a diretora recomenda que as pessoas que planejam passar o feriado em BH ou em regiões de matas e cachoeiras vacinem com pelo menos 10 dias de antecedência.
Os postos de saúde em todo o estado permanecerão abertos diariamente até as 17h e idosos, gestantes e lactantes também serão vacinados.
Plantão neste sábado
Os 152 centros de saúde vão funcionar neste sábado até as 17h para vacinação. O objetivo é facilitar o acesso das pessoas que encontram dificuldade em procurar as unidades durante a semana. Para receber a dose o usuário deve apresentar um documento de identificação e, caso tenha, o cartão de vacinação.
Para garantir a proteção, basta uma dose da vacina. Quem já se vacinou está imunizado para a vida toda. Atualmente, 86% da população de Belo Horizonte está imunizada, e a meta é atingir 95%.