Os contribuintes de Belo Horizonte têm até hoje para pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) com o desconto de 5%. O abatimento é oferecido para quem quitar a taxa à vista ou pelo menos duas parcelas. Neste ano, o IPTU da capital sofreu um reajuste de 2,94% – índice calculado a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), divulgado em dezembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Imóveis que tiveram alterações que importem no aumento de seu valor poderão ter um reajuste acima de 2,94%.
Leia Mais
Valor do IPTU lidera queixas de contribuintes em Belo HorizonteContribuinte tem um mês para contestar valor do IPTU em BHAumento de IPTU de Nova Lima vai parar na JustiçaEspecialistas orientam os contribuintes que puderem a optar por pagar o IPTU à vista ou pelo menos evitar alongar a dívida em muitas parcelas. Até porque, com a queda nas taxas de juros, uma aplicação dificilmente renderá os 5% oferecidos de desconto. Além disso, ao se ver livre do imposto, será um gasto a menos no orçamento mensal da família.
O morador que não concordar com o valor do imposto poderá questioná-lo até 1º de fevereiro nos postos do BH Resolve ou nas regionais Barreiro e Venda Nova.
O motivo que mais levou à procura da PBH foi a área construída (25,1%), seguido de titularidade (17,8%) e isenção na taxa (8,5%). Também foram questionados endereço, inclusão de inscrição, tipo de ocupação, desconto ou redução da alíquota e padrão de acabamento..