Dezoito pessoas foram presas e 90 pássaros silvestres apreendidos pela Polícia Militar de Meio de Meio Ambiente em Sete Lagoas, na Região Central de Minas. Os animais foram recuperados por meio da "Operação Sete Lagoas Livre de Gaiolas", que contou com a participação de fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
Leia Mais
Pássaros criados ilegalmente por idoso são apreendidos em ContagemHomem é detido no Vale do Rio Doce com mais de 50 pássaros, alguns ameaçados de extinçãoPM solta 32 pássaros encontrados em cativeiro irregular em UberlândiaPM localiza rinha de galos em Uberlândia e 32 pássaros da fauna silvestreBicudos são soltos em reserva de Januária em projeto para evitar sua extinção Polícia apreende 72 pés de maconha em apartamento na PampulhaDe acordo com a PM, foram apreendidos 90 pássaros, sendo 42 aves silvestres sem anilha de identificação, 27 aves silvestres com indícios de adulteração nas anilhas e 21 aves silvestres com anilhas de identificação e abandonadas no local. 105 gaiolas foram apreendidas, além de uma espingarda de pressão.
Para criar as aves em cativeiro, é preciso ter autorização do Ibama. Segundo a Lei 9.605, "matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão" é crime. A pena pode chegar a um ano de detenção e multa.
.