Nesta quinta-feira, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realiza uma operação de combate a gatos na rede elétrica do Bairro Buritis, na Região Oeste da capital. Segunda a Cemig, as ligações irregulares e clandestinas causam prejuízo anual de R$ 300 milhões.
Leia Mais
Governo de Minas entrega ligação de número 40 mil da CemigMinas Gerais terá mais chuva em relação a 2016, diz Cemig Cemig faz operação para coibir 'gatos' de energia na Região Nordeste de BH Cemig detecta mais de 15 mil gatos de energia em casas de classes média e altaAcademia de Pratto e Leo Silva é, novamente, alvo de operação contra furto de energia Ações das forças de segurança diminuem roubos em MinasDe acordo com Armando Fernandes Rocha, engenheiro de planejamento energético da Cemig, a tarifa dos consumidores mineiros poderia ser até 5% mais barata se não houvessem ligações irregulares e clandestinas. O engenheiro ressalta ainda que essa fraude ocorre em todas as classes sociais e precisa ser combatida.
A Cemig informou ainda que tem um centro de inteligência responsável por acompanhar o consumo em tempo real. “Acompanhamos o consumo dos mais de 8 milhões de clientes e, além de fazer a rotina diária de inspeções através dessas avaliações, fazemos inspeções rotineiras e mutirões em todos o estado. Temos encontrado muitas irregularidades e, ao corrigi-las, conseguimos preservar a receita da companhia”, destacou o engenheiro em nota.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.