Nesta quinta-feira, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realiza uma operação de combate a gatos na rede elétrica do Bairro Buritis, na Região Oeste da capital. Segunda a Cemig, as ligações irregulares e clandestinas causam prejuízo anual de R$ 300 milhões.
De acordo com Armando Fernandes Rocha, engenheiro de planejamento energético da Cemig, a tarifa dos consumidores mineiros poderia ser até 5% mais barata se não houvessem ligações irregulares e clandestinas. O engenheiro ressalta ainda que essa fraude ocorre em todas as classes sociais e precisa ser combatida.
A Cemig informou ainda que tem um centro de inteligência responsável por acompanhar o consumo em tempo real. “Acompanhamos o consumo dos mais de 8 milhões de clientes e, além de fazer a rotina diária de inspeções através dessas avaliações, fazemos inspeções rotineiras e mutirões em todos o estado. Temos encontrado muitas irregularidades e, ao corrigi-las, conseguimos preservar a receita da companhia”, destacou o engenheiro em nota.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie