Um homem de 41 anos morreu nesse domingo em Barbacena, Região Central de Minas Gerais, com suspeita de estar contaminado pelo vírus da febre amarela. Este é o quarto óbito registrado na cidade em 2018 que será investigado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
De acordo com uma nota assinada pelo Secretário Municipal de Saúde, José Orleans da Costa, a vítima morava em Ouro Branco, mas estava internado em estado grave no Hospital Regional de Barbacena desde o último sábado.
A equipe médica constatou que o homem teve falência múltipla dos órgãos e febre hemorrágica. O material clínico foi colhido e enviado para a Fundação Ezequiel Dias, que vai confirmar ou não o diagnóstico de febre amarela.
Regional de Barbacena em situação emergência
Agora, com a morte desse domingo, Barbacena tem quatro óbitos em investigação por suspeita de febre amarela. A regional de saúde da cidade, inclusive, está no decreto de situação de emergência que foi assinado pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, no dia 20 de janeiro e alterado no dia 25.
Ao todo, o estado já contabiliza, oficialmente, 25 mortes pela doença, 47 casos confirmados e 99 em investigação, de acordo com o informe epidemiológico da Secretaria de Estado e Saúde (SES/MG), divulgado na última terça-feira.
O número de óbitos, no entanto, já chega em 26. Na sexta-feira, a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte confirmou a terceira morte na cidade por febre amarela e, essa atualização, deverá ser publicada no próximo boletim epidemiológico da SES, previsto para esta terça-feira.
* Sob supervisão da subeditora Jociane Morais