Moradores de Belo Horizonte devem preparar o guarda-chuva. Uma frente fria que se aproxima de Minas Gerais deve provocar temporais na capital mineira e em quase todas as regiões do estado ao menos até quarta-feira. A temperatura máxima também deve cair e ficar abaixo dos 30ºC, aliviando um pouco o calor dos últimos dias. A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de pancadas de chuva nesta segunda-feira na cidade.
De acordo com o órgão, áreas de instabilidade se deslocam da Região Noroeste para o Sudeste do país. Por causa disso, há a possibilidade de precipitações com acumulado entre 20 a 30 milímetros de água em BH. O alerta é válido até 8h de terça-feira. A chuva deve ser acompanhada por descargas elétricas e rajadas de vento que podem chegar até 50 quilômetros por hora.
Segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chegada da frente fria vai trazer nebulosidade para Minas Gerais. “Tem um sistema avançando pelo litoral sudeste. O avanço provoca instabilidade em grande parte do estado. A perspectiva de chuva é para hoje na região metropolitana, zona da mata, sul, oeste, Triângulo, e Alto Paranaíba. Na Grande BH deve ser mais para tarde e noite de hoje”, comentou a especialista.
A frente fria deve provocar uma redução na temperatura máxima na capital mineira. Nos últimos dias, os termômetros chegaram a ficar acima dos 30ºC. Nesse domingo, na Pampulha, a máxima ficou em 32,3ºC. No interior, a maior temperatura foi registrada em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, que teve 37,8ºC. “Com o aumento da nebulosidade, há a queda das temperaturas máximas. Mesmo assim, não há perspectiva de frio a noite e na madrugada. Nesta terça-feira, a máxima deve ficar em 28ºC”, explicou Anete.