Nova Era – Uma estrutura de concreto une dois tempos, garante a segurança da população e preserva a história da cidade. Inaugurada pelo ex-presidente Getúlio Vargas (1882-1954) em 13 de maio de 1940, a Ponte Benedito Valadares, em Nova Era, na Região Central, está sendo restaurada com recursos do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural e da prefeitura local, ao custo de R$ 651 mil. Quem visita a cidade banhada pelo Rio Piracicaba e que se chamava, na época, Presidente Vargas, pode ver, a postos, a equipe de operários que iniciou o trabalho em outubro e deverá terminá-lo até o fim do ano, segundo informa o funcionário do Departamento de Cultura, Albany Júnior Dias.
Tombada pelo município, com extensão de 86 metros e ligando o Centro ao Bairro Centenário, a ponte ficará interditada aos veículos durante a obra, sendo reservada uma passarela lateral para os pedestres. “Trata-se de uma boa iniciativa, pois é uma via de acesso importante, além de um patrimônio histórico a ser preservado”, diz a moradora Maria da Conceição de Oliveira. Para realçar a arquitetura, o monumento será pintado de branco e receberá um sistema de iluminação especial. “Assim, nos meses de outubro e novembro, quando ocorrem respectivamente as campanhas contra o câncer de mama e de próstata, vão se acender lâmpadas nas cores rosa e azul”, explica Albany, lembrando que um projeto de paisagismo também foi idealizado para valorizar as extremidades.
Mesmo que a ponte esteja interditada, é possível descer uma pequena escada, do lado do Bairro Centenário, e chegar a algumas pedras no Rio Piracicaba. Dali, contempla-se a estrutura, que, na inauguração, em 13 de maio de 1940, teve grande festa para Vargas, recebido por uma multidão na estação ferroviária, conforme mostram as fotos do acervo da prefeitura local. Na visita, o presidente cortou a fita inaugural ao lado de autoridades, entre elas o governador Benedito Valadares (1892-1973), e esteve na Igreja de São José da Lagoa.
Sob a ponte, há seis pares de pilares suportando parte da carga, enquanto dois arcos, um de cada lado, ajudam a suportar o peso. O vão entre eles mede 60m. Em 1977, ela passou por um processo de revitalização, construindo-se passeios laterias. Devido à deterioração, a ponte sofreu restrições ao trânsito de ônibus e caminhões, permitindo-se apenas veículos leves, sempre no sentido Centro-Bairro, já que outra, mais moderna, está aberta de forma ampla, nos dois sentidos. A intervenção ocorre sob aprovação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Era (Comphane).
HISTÓRIA Em 13 de dezembro de 1938, pelo Decreto 148, do governador Benedito Valadares, o então povoado de São José da Lagoa, hoje Nova Era, foi elevado à categoria de município com o nome de Presidente Vargas, em homenagem a Getúlio. Conforme as pesquisas, Presidente Vargas era um importante entreposto comercial para o transporte ferroviário de madeira, gado e outras mercadorias, contando, na época, com pequenas indústrias, laticínios, serrarias, selarias, padarias e muitos estabelecimentos comerciais na Rua do Comércio (hoje Rua Governador Valadares). A economia do município girava também em torno do carvão vegetal, produzido das florestas nativas em abundância naqueles tempos e vendido para a Belgo-Mineira, em Rio Piracicaba (somente em 1964 foi criado o município de João Monlevade).
O projeto da ponte foi aprovado pelo então secretário de Agricultura Israel Pinheiro e a construção autorizada pelo governo do estado em 27 de julho de 1939. Os estudos mostram que a execução do projeto durou oito meses, mas enfrentou as enchentes do Piracicaba, o que não representou obstáculos à conclusão. Afinal, a ordem dos governo, de acordo com documentos, era que “nenhum fator deveria interrompê-la”. E mais: “A partir da inauguração, a Ponte Benedito Valadares se tornou a principal via de comunicação ligando Presidente Vargas às demais cidades circunvizinhas e ao país.”