A tragédia na creche Gente Inocente em Janaúba, na Região Norte de Minas Gerais, deixou 14 pessoas mortas e dezenas de feridos. O saldo poderia ser ainda pior se não fosse o ato heroico de militares e vizinhos do imóvel, que entraram para retirar crianças e funcionários. Prestes a completar quatro meses do ataque, 14 pessoas que participaram do resgate foram homenageadas nesta quinta-feira com a Medalha de Mérito da Defesa Civil. O ato, presidido pelo Governador Fernando Pimentel (PT), aconteceu no Palácio da Liberdade.
Leia Mais
Creche no Ceará recebe o nome de professora que morreu na tragédia de JanaúbaFim de ano será de orações e homenagens às vítimas do incêndio na creche de JanaúbaMorre mais uma das pessoas feridas em incêndio na creche de JanaúbaPrefeitura de Janaúba assina termo para pagar vítimas de ataque em crecheMinistério Público celebra diversidade e entrega honraria a personalidades mineirasÚltima vítima de incêndio em creche deixa hospital cinco meses após tragédiaA mãe da auxiliar Jéssica Morgana da Silva Santos, uma das vítimas da tragédia, que morreu dois meses após o ataque, recebeu a medalha em nome da filha. Ela agradeceu a homenagem. “Foi uma tragédia muito grande, muito triste, que comoveu o mundo todo. Essa é uma homenagem muito bonita às pessoas que foram guerreiras, heroínas, que salvaram muitas vidas”, afirmou Maria Solange Ferreira Silva, de 44 anos.
Na cerimônia, o Pimentel destacou o ato dos militares e moradores. “Aqui, neste ano, estamos homenageando mineiros e mineiras que estavam em Janaúba, tragédia terrível que tirou a vida de 10 crianças inocentes e que o Estado teve que socorrer a tempo e a hora.
A tragédia aconteceu em 5 de outubro de 2017. O vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, entrou no imóvel com um frasco onde estava combustível. Ele atraiu as crianças para perto dele e ateou fogo em seu corpo. Ao todo, 10 crianças morreram, além de uma professora e duas auxiliares de classe. O autor do atentado também morreu. .