Jornal Estado de Minas

Aplicativo da Defesa Civil vai alertar moradores sobre riscos de desastres naturais em MG

- Foto: Reprodução
Os moradores de Minas Gerais vão contar com a tecnologia para se protegerem em casos de possíveis desastres. A Defesa Civil lançou uma aplicativo, chamado de Sistema Integrado de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais (SIPDEC-MG), que vai enviar alertas para a população. As pessoas vão receber informações como, alertas de tempestades, riscos de deslizamentos de terras, rompimentos de barragens, entre outros. O sistema está disponível para download nas plataformas Android, por meio do Google Play, e iOS, pela App Store.

O aplicativo foi lançado nesta quinta-feira durante a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito da Defesa Civil, no Palácio da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. As mensagens recebidas pelos moradores mineiros vão ser enviadas pelas equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Elas monitoram as situações de risco em todas as regiões do estado durante 24 horas.

As ações de mobilização, como campanhas de arrecadação e distribuição de itens para regiões afetadas por desastres, também serão divulgadas no aplicativo.
As informações como locais de entrega de donativos e das campanhas serão fornecidas pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

“Esse aplicativo vai estabelecer um canal de comunicação direto com a população. A grande motivação desse aplicativo é que a gente possa dar credibilidade nas informações. Hoje nós somos muito vítimas de notícias falsas e que, às vezes, geram um determinado pânico e a Defesa Civil está criando esse canal direto”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil e chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Fernando Arantes. O aplicativo será disponibilizado gratuitamente.

SMS

Outro sistema para alertar os moradores sobre possíveis desastres naturais já tinha sido lançado em janeiro. As mensagens começaram a ser enviadas por meio de avisos SMS em 15 de janeiro para os estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.
O serviço tem como objetivo orientar quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

O morador que, eventualmente, não receber o SMS, pode ele mesmo enviar o número de seu CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão. Para quem receber o SMS, basta responder a mensagem com o número de CEP. Após o cadastro, o celular já estará apto para receber alertas da Defesa Civil. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto. Os alertas serão produzidos e enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios, assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar em desastres naturais..