Os moradores de Minas Gerais vão contar com a tecnologia para se protegerem em casos de possíveis desastres. A Defesa Civil lançou uma aplicativo, chamado de Sistema Integrado de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais (SIPDEC-MG), que vai enviar alertas para a população. As pessoas vão receber informações como, alertas de tempestades, riscos de deslizamentos de terras, rompimentos de barragens, entre outros. O sistema está disponível para download nas plataformas Android, por meio do Google Play, e iOS, pela App Store.
Leia Mais
Serviço de alerta para desastres naturais passa a funcionar em Minas Alertas sobre desastres naturais será divulgado por meio da TV a caboAplicativo vai alertar sobre áreas de riscos em Ouro PretoSaída do feriadão de Carnaval tem previsão de chuva em boa parte de MinasAs ações de mobilização, como campanhas de arrecadação e distribuição de itens para regiões afetadas por desastres, também serão divulgadas no aplicativo.
“Esse aplicativo vai estabelecer um canal de comunicação direto com a população. A grande motivação desse aplicativo é que a gente possa dar credibilidade nas informações. Hoje nós somos muito vítimas de notícias falsas e que, às vezes, geram um determinado pânico e a Defesa Civil está criando esse canal direto”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil e chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Fernando Arantes. O aplicativo será disponibilizado gratuitamente.
SMS
Outro sistema para alertar os moradores sobre possíveis desastres naturais já tinha sido lançado em janeiro. As mensagens começaram a ser enviadas por meio de avisos SMS em 15 de janeiro para os estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.
O morador que, eventualmente, não receber o SMS, pode ele mesmo enviar o número de seu CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão. Para quem receber o SMS, basta responder a mensagem com o número de CEP. Após o cadastro, o celular já estará apto para receber alertas da Defesa Civil. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto. Os alertas serão produzidos e enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios, assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar em desastres naturais..