Jornal Estado de Minas

Chuva provoca queda de muro e interdição de casa no Taquaril, em BH

Uma casa foi interditada pela Defesa Civil no fim da noite desta quinta-feira por conta das chuvas intensas em Belo Horizonte. O imóvel, situado no Bairro Taquaril, Leste da capital mineira, teve a estrutura exposta após o desabamento de um muro.





Segundo a Defesa Civil, existe a possibilidade de alteração de sua estabilidade, o que motivou a interdição total da casa, que fica no Beco Sempre Viva. Os moradores foram notificados para providenciar avaliação técnica e adotar medidas para minimizar os riscos. Ainda de acordo com a Defesa Civil, os moradores foram para a casa de parentes.

 

Uma outra casa, desta vez no Bairro Suzana, Região da Pampulha, foi atingida por um deslizamento de terra ocorrido nesta manhã. A Defesa Civil informa que uma parede do imóvel teria ficado danificada. Uma equipe de técnicos do órgão vai ao local para realizar inpeção e verificar se haverá necessidade de interdição total ou parcial. Não há registro de feridos. 

Acumulado de chuva 

Balanço da quantidade de chuvas em Belo Horizonte nos dois primeiros dias de fevereiro aponta que na Região Leste, onde caiu o muro no Bairro Taquaril, já choveu 21,2 milímetros, 11% do esperado para todo o mês. A média histórica de fevereiro para BH é de 188,4 milímetros, conforme a Defesa Civil. Confira situação das chuvas por regional:

ACUMULADO DE FEVEREIRO (milímetros) por regional até 7h de sexta-feira, 2/2)

Barreiro - 21,4 (11%)

Centro Sul - 16,6 (9%)

Leste - 21,2 (11%)

Nordeste - 37,6 (20%)

Noroeste - 32,8 (17%)

Norte - 19,4 (10%)

Oeste - 40,8 (22%)

Pampulha - 28,2 (15%)

Venda Nova - 54,8 (29%)

Média histórica: 188,4 mm