Neste domingo, estão sendo aplicadas as provas do vestibular seriado da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que conta com 13.539 candidatos, sendo 5.865 da primeira etapa, 4.531 da segunda e 3.143 concorrentes da terceira etapa. Pelas regras previstas em edítal, os candidatos da terceira etapa entram na disputa por 725 vagas em 56 cursos para o o ingresso na insituação neste ano. Os inscritos para as outras duas etapas acumulam médias de pontos para a entrada na Universidade nos dois anos seguintes.
Devido às chuvas um dos prédios do campus ( o número 6, onde funaciona o curso de medicina) que está em reforma, apresentou infiltração no telhado e não pôde ser usado. Os estudantes que fariam as provas ali foram remanejados para outro prédio - das Faculdades Pitágoras (FIP-Moc), no Bairro Ibituruna, ao lado do campus da Unimontes. Mas, de acordo com o coordenador da Comissão Especial de Processos Seletivos (CEPS) da Unimontes, Caudionor Barros, a mudança de local foi feita a tempo e não causou prejuízos aos candidatos.
As provas sao aplicadas em Montes Claros, Belo Horizonte e em outras cidades do Norte de Minas, Noroeste e região Central do estado, além do Vale do Jequitinhonha.
Pela manhã (8 as 12 horas) realizam os testes os 5.865 candidatos da primeira etapa. À tarde (15 às 19 horas) serão avaliados os 7.674 inscritos para a segunda e terceira etapas.
Mantida pelo Governo do Estado, a Unimontes oferece ensino gratuito e conta com cerca de 11 mil alunos. Além dos cursos do campus-sede, a Universidade mantém 11 campi em cidades do Norte e Noroeste de Minas e do Vale do Jequitinhonha.