Mais uma estrada que passa pela Região Metropolitana de Belo Horizonte recebe um radar de controle de velocidade. Um equipamento foi instalado no km 23,2 da MG-424, em Pedro Leopoldo. O aparelho começa a funcionar em caráter educativo a partir desta terça-feira. Somente após o dia 13 deste mês é que vai passar a multar os motoristas infratores.
A velocidade controlada no trecho será de até 60 quilômetros por hora. De acordo com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), placas indicativas foram instaladas na região para alertar e informar os motoristas sobre a fiscalização.
“O controle eletrônico de velocidade tem como principal objetivo garantir a segurança dos usuários que transitam pelas rodovias”, afirmou por meio de nota o DEER/MG. O órgão orienta os motoristas que respeitem os limites de velocidade, mesmo se não tiver aparelhos de fiscalização instalados na estrada.
Inicialmente, a previsão do DEER era de instalar 393 equipamentos nas estradas mineiras. Porém, em 23 de junho do ano passado, passou a ser responsável por rodovias que estavam sob a responsabilidade do Governo Federal. Como essas estradas já possuíam pontos fixos de controle de velocidade, o governo mineiro entendeu ser necessário dar continuidade às ações de fiscalização. Estão sendo investidos R$ 77,69 milhões no contrato dos equipamentos de 30 meses. Atualmente, são 430 radares em Minas Gerais. Veja os locais onde eles estão.