Uma trincheira da Linha Verde, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai passar nos próximos dias por um pente-fino por causa de fissuras verticais em três das quatro quinas formadas pela junção do túnel e do viaduto. A estrutura, localizada no km 19 da MG-020, na altura do Bairro Santa Clara, está sendo acompanhada pela Defesa Civil da cidade, que notificou o estado sobre o problema. As denúncias foram feitas por moradores, que dizem ter alertado o município há meses. Engenheiro alerta para o risco de problemas sérios.
O local serve de ligação entre vários bairros de Vespasiano. O órgão municipal informou que foi constatada uma abertura na junta de dilatação vertical, com uma possível inclinação aparente de aproximadamente seis centímetros, na parte superior da fissura. “Essa ‘dilatação’ está presente nos dois lados do muro de sustentação da passagem do túnel/trincheira. Foi observado também, que o asfalto da pista de rolamento apresenta um pequeno abatimento na Linha Verde”, informou a prefeitura por meio de nota em sua página oficial do Facebook.
Leia Mais
Fissura em trincheira na MG-010 alerta autoridades em VespasianoFalha no metrô atrasa viagens em BH Um dia após desabamento, governador do DF demite diretor do DERFissura em trincheira na MG-010Calor e alta temperatura marcam o início do carnaval em BHA situação tem preocupado moradores. O comerciante Sebastião Paiva, de 45 anos, diz que a prefeitura foi procurada várias vezes.
Por meio de nota, a Setop informou que engenheiros das gerências de Manutenção e Projetos e Pontes e Estruturas do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) fizeram vistoria na estrutura da passagem inferior (trincheira), na quinta-feira passada, atendendo solicitação da comissão de usuários do transporte coletivo de Vespasiano e “constataram que não há nenhum problema estrutural na trincheira”.
Ainda de acordo com o texto, a estrutura da passagem inferior “encontra-se completamente estável e a abertura que aos olhos do público leigo vem sendo classificado como trinca não passa de junta de construção, normalmente utilizada em obras com este modelo estrutural. Esta junta permite a livre movimentação das alas em relação a estrutura principal da passagem inferior”. A secretaria acrescentou que a justa está prevista em projeto e foi adequadamente executada. Já o DEER informou que, embora com essas informações, será feito relatório com detalhamento topográfico para dizer se algo cedeu.
RISCO Coordenador da engenharia de produção civil e professor de engenharia de Transporte e Trânsito da Universidade Fumec, Márcio Aguiar discorda e afirma é preciso ligar o alerta vermelho. “Há problemas na estrutura, pois a abertura é muito grande. Não sei a idade da estrutura, não conheço o projeto, mas essas fissuras grandes quando começam a aparecer são sinal de que (o viaduto) está se movimentando. É preciso perícia urgente”, afirma..