Leia Mais
Surto de febre amarela já é o mais mortal da história em Minas GeraisFebre amarela já matou 61 pessoas em Minas GeraisMortes por febre amarela chegam a 52 e vacina é exigida também no CaraçaAntibióticos: PBH faz ações para alertar os perigos do uso de forma incorretaTotal de óbitos por febre amarela aumentou quase 25% desde o boletim anteriorMinas tem mais quatro casos confirmados de febre amarela Centros de Saúde abrem na segunda de carnaval para vacinação contra febre amarelaTemporal em Machacalis derruba casas e prefeito decreta calamidade pública "Bloco da Febre Amarela" preocupa autoridades durante o carnaval em MinasPara a secretaria, os dados indicam cenário mais favorável em relação ao da temporada passada, “o que se atribui, em grande medida, às ações empreendidas pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com os municípios, principalmente no que diz respeito ao aumento da cobertura vacinal para mais de 83%”. A meta de cobertura vacinal para barrar o surto de febre amarela, perseguida desde o ano passado, é de 95% de imunização.
Apesar dos esforços, em todo o estado 321 municípios ainda não conseguiram imunizar 80% da população, segundo dados da própria Saúde estadual, o que corresponde a 37,6% de todo o território mineiro.
A secretaria reforça que a medida mais importante para prevenção e controle da doença é a vacinação. Por esse motivo, toda pessoa acima de 9 meses que more ou vá viajar para área rural, de mata ou silvestre deve ser vacinada em uma unidade básica de saúde. Não há em Minas Gerais nenhum caso de febre amarela associado à vacina..