A Prefeitura de Montes Claros anunciou o fechamento por tempo indeterminado do Parque Florestal da Sapucaia, próximo à área urbana do município, sob a justificativa que a decisão visa “proteger a população da cidade contra a febre amarela”. Não houve registro de casos humanos da doença na cidade. Na noite desta quinta-feira, o secretário municipal de Meio Ambiente de Montes Claros, Paulo Ribeiro, disse ao Estado de Minas, que há cerca de 60 a 90 dias foi encontrado um macaco morto no Parque da Sapucaia. O exame do material colhido do animal, feito em um laboratório de Belo Horizonte, deu resultado positivo para a febre amarela. A doença já provocou 61 mortes no estado.
Leia Mais
Fogo destrói parte da Serra da Sapucaia, em Montes ClarosDívidas provocam fechamento do Automóvel Clube de Montes Claros Obra que deverá amenizar crise hídrica em Montes Claros está 60% concluídaParques fechados em Nova Lima por surto de febre amarela são reabertos nesta segundaEstacionamento em praça de esportes vira polêmica em Montes ClarosFrancesa que viajou por Minas Gerais é diagnosticada com febre amarelaTotal de óbitos por febre amarela aumentou quase 25% desde o boletim anteriorMortes por febre amarela já chegam a 76 em Minas GeraisCentros de Saúde abrem na segunda de carnaval para vacinação contra febre amarelaTemporal em Machacalis derruba casas e prefeito decreta calamidade públicaPor sua vez, o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, disse que mesmo Montes Claros não apresentando registros de casos humanos da febre amarela e a cobertura de vacinação da população seja de 83%, o fato de exame do macaco morto no Parque da Sapucaia ter dado resultado positivo para a doença gerou preocupação. “Decidimos pelo fechamento do parque porque nesta época que aproxima o carnaval aumenta muito a circulação de pessoas na cidade.
Conforme divulgação feita pela Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação contra a febre amarela é feita em 18 unidades básicas de saúde do município. A maior procura pela imunização ocorre nos postos de saúde dos bairros Major Prates e São Judas. .