A chuva do fim da tarde de ontem trouxe transtornos para motoristas, principalmente na Região do Venda Nova, devido a alagamento, e Centro-Sul, com queda de energia, que deixou apagados semáforos entre os bairros São Lucas, Funcionários e Serra e causou engarrafamento. E, de acordo com o Climatempo, esta é uma semana de atenção para a Região Sudeste do Brasil. Mudanças na circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vão facilitar a formação de fortes áreas de instabilidade que poderão provocar temporais em todos os estados.
Leia Mais
Chuva de fim de tarde causa alagamento e deixa trânsito lento em BHMinas Gerais terá chuva no fim de semana, segundo previsão do tempoChuva supera média histórica em fevereiro e temporais continuam até domingoDefesa Civil emite alerta de chuva forte para BHEntre a quinta e sexta-feira, uma frente fria que se forma no Sul segue em direção ao Sudeste. A intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do Sudeste brasileiro e o deslocamento de uma frente fria pelo litoral da região deixa as áreas de instabilidade ainda mais fortes sobre Minas Gerais, Rio Janeiro e Espírito Santo. Mais nuvens carregadas se formam sobre esses três estados e o risco de temporais é maior.
Com as precipitações de forte intensidade são inevitáveis os transtornos, como ocorreu ontem em Venda Nova, onde houve inundação na Avenida Vilarinho, entre as ruas dos Mamoeiros e Domingos Grosso. Porém, de acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte, foi um alagamento pontual, já que o nível do córrego sob a via não se elevou a ponto de transbordar. Dificuldades de escoamento nas galerias pluviais teriam provocado a cheia. Na região, de acordo a Comdec-BH, choveu 20 milímetros em 10 minutos.
Na Avenida do Contorno, vários semáforos ficaram desativados por cerca de uma hora e meia. De acordo com a Cemig, ocorreu um problema técnico na subestação do Bairro Santa Efigênia, das 16h10 às 17h31, que responde pela distribuição de energia elétrica em parte da Região Centro-Sul. Com isso, sem os sinais luminosos, houve entrave no trânsito no cruzamento das Avenidas Afonso Pena com Contorno, na Serra, e na Francisco Sales com Contorno, no Santa Efigênia, que acabou refletindo em engarrafamentos nos principais corredores da região.
A BHtrans informou que enviou agentes para os dois locais, mas, devido ao tráfego complicado, quando eles chegaram a energia elétrica já havia retornado e a sinalização eletrônica retomada. Em vários pontos da cidade houve casos de semáforos em flash, o que acabou prejudicando o trânsito. No começo da noite, de acordo com o site Maplink, a capital mineira registrava 95 quilômetros de tráfego lento, na maioria em corredores da área central.
VOLTA ÀS AULAS Pela manhã, a capital já havia enfrentado o desafio da volta às aulas e o fim do carnaval. O trânsito ficou complicado em vários pontos de Belo Horizonte, com registro de 67 quilômetros de tráfego lento, conforme o Maplink. O entorno da rodoviária de Belo Horizonte teve problemas já no começo da manhã, com a movimentação de passageiros que esticaram o feriadão ainda mais e desembarcaram na cidade. De acordo com a BHTrans, houve lentidão nos principais corredores de acesso ao Centro de BH, como avenidas Pedro II, Antônio Carlos e Cristiano Machado..