Cidades mineiras vêm sofrendo para mitigar os danos depois de serem atingidas por uma forte chuva nessa quinta-feira. Em Materlândia, na Região do Rio Doce, a prefeitura vai decretar situação de emergência. O temporal fez rios transbordar e a água atingiu casas, comércios e provocou danos em uma quadra poliesportiva. Duas pontes foram destruídas. Já em Itabira, na Região Central de Minas Gerais, residências ficaram alagadas e sofreram danos estruturais.
Leia Mais
Minas Gerais terá chuva no fim de semana, segundo previsão do tempoChuva supera média histórica em fevereiro e temporais continuam até domingoChuvas elevam represas que abastecem Grande BH, mas perdas se mantêm em nível pré-criseDefesa Civil de BH divulga alerta de chuva até quinta-feira; confira recomendaçõesTemporal em MaterlândiaChuva forte provoca alagamentos, deixa motoristas ilhados e arrasta carros em BHPolícia prende homem suspeito de assaltar jovem no Bairro Serra; confira vídeoSegundo Regina, casas foram danificadas, assim como duas pontes e um ginásio poliesportivo. “Tivemos que retirar cinco famílias que moram em área de risco. A cidade é muito montanhosa, por isso temos várias residências em pontos críticos. Elas receberam um aluguel social e já estão provisoriamente em outros imóveis até que seja feito obras na casa delas”, explicou.
A situação mais crítica são na estrada que liga o Centro da cidade até a distritos.
Desde o início da manhã desta sexta-feira, máquinas estão nas ruas para retirar o barro e a sujeira que foram levadas pela água do temporal. A rede de esgoto não aguentou a força da água em alguns pontos e também cedeu. A Prefeitura contratou mais funcionários para ajudar na limpeza. “Vamos decretar situação de emergência.
Itabira
Os moradores de Itabira, na Região Central de Minas Gerais, foram surpreendidos pelo temporal no fim da tarde de quinta-feira. Um canal que corta o Centro da cidade transbordou e ruas ficaram alagadas. A enxurrada também invadiu casas e provocou danos. Algumas residências foram destelhadas com a força do vento. O em.com.br entrou em contato com a Prefeitura para saber um balanço dos estragos durante a chuva forte. Porém, foi informado que os agentes da Defesa Civil ainda estão nas ruas para avaliar os danos.
Previsão de mais chuva
A população que vive em Minas Gerais deve se preparar para mais chuva neste fim de semana. A frente fria que atua no estado desde o início da semana vai continuar deixando o tempo instável. Pancadas de chuva estão previstas para sábado e domingo e o céu permanecerá nublado em todo o estado, de acordo com o instituto PucMinas/TempoClima.
A instabilidade se estende ao início da próxima semana, também com previsão de precipitações.