Após 22 anos desaparecida, a imagem do santo São José de Botas foi recuperada nesta segunda-feira, em São João Del-Rey, na Região Central do estado. A peça, em madeira dourada e policromada, é do século 18 e estava sumida desde dezembro de 1995. De acordo com a Polícia Civil, investigações detectaram a possível venda da imagem sacra e, após levantamentos, identificaram o suspeito. Trata-se de E. G., de 68 anos, que foi ouvido na delegacia da cidade e liberado.
Segundo a corporação, há uma forte suspeita de que a imagem seja a mesma roubada em uma propriedade rural de Lagoa Dourada, na mesma região. O objeto foi apreendido e encaminhado para perícia policial. O suspeito alegou aos policiais que a imagem pertencia ao tio, que já faleceu. A imagem teria sido comprada em 2003 e foi registrada em uma comarca de São João Del-Rey.
Leia Mais
Basílica de Congonhas começa a receber pintura externa durante restauraçãoPeças sacras do século 18 são devolvidas a Guanhães25 anos depois de ser roubada de cidade mineira, obra do século 18 volta para casaImagem de Santo Onofre vira símbolo de campanha para resgatar bens culturais de MinasIphan recebe imagem furtada há 24 anos em Minas e devolvida em São PauloPARA DENUNCIAR Quem tiver informações sobre peças desaparecidas pode acionar os seguintes órgãos:
Ministério Público de Minas Gerais
» e-mail: cppc@mpmg.mp.br e telefone (31) 3250-4620.
Pode também enviar correspondência para Rua Timbiras, 2.941, Bairro Barro Preto, Belo Horizonte.
CEP: 30.140-062
Iphan
» Para obter ou dar informações, basta acessar o www.iphan.gov.br e verificar o banco de dados de peças desaparecidas. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone (21) 2262-1971, fax (21) 2524-0482, pelo e-mail bcp-emov@iphan.gov.br, ou no próprio banco online